Em Uberlândia alunos do Mais Educação se apresentam no Teatro Municipal

Nossos Municípios

A noite desta terça-feira (12/08) foi de consagração para alunos de oito escolas municipais atendidas pelo programa Mais Educação e que realizam o projeto Trança-Trança Cultural. Eles tiveram a oportunidade inédita de se apresentarem no palco da casa de espetáculos e demonstrar seus talentos durante a Mostra de Dança do Programa Mais Educação. O evento também significou conquistas para a Secretaria Municipal de Educação (SME) com o recebimento de três ônibus do programa Caminhos da Escola.

O estudante da Escola Municipal Professora Olga Del Fávero (Caic Laranjeiras) se definiu como uma mistura de alegria e nervosismo antes de se apresentar. “Estou feliz em poder dançar neste palco pela primeira vez, mas também fico nervoso com tanta gente assistindo”, disse o adolescente de 13 anos e aluno do oitavo ano do ensino fundamental.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Mais Educação amplia a jornada escolar e moderniza os currículos escolares. Em Uberlândia o programa existe há quatro anos e foi dinamizado em 2013. Ele é importante porque oferece no contraturno escolar oficinas artísticas, pedagógicas e esportivas. Podem ser promovidos acompanhamentos pedagógicos e ações nas áreas de meio ambiente, esporte, lazer e direitos em educação, além de cultura, artes, saúde e comunicação. Isto melhora não só a autoestima dos alunos, como também seus rendimentos escolares.

Por meio do Mais Educação, em Uberlândia, a Secretaria de Educação realiza ainda, desde o mês de maio, o Trança-Trança Cultural, que propicia intercâmbio cultural entre alunos municipais que tenham aptidões artísticas. A iniciativa garante visibilidade ao potencial artístico existente nas unidades do ensino fundamental, valorizando, sobretudo, nomes que estão no anonimato. Uma vez que a dança foi o item mais explorado, a pedido dos alunos, a equipe organizadora do evento decidiu então realizar a Mostra de Dança.

“Estamos construindo uma cidade educadora em vários aspectos. Com o Mais Educação conseguimos unir ensino-aprendizagem com arte para nossos alunos manifestarem seus talentos”, disse o prefeito Gilmar Machado, presente no evento.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Três novos ônibus

Os três novos ônibus que se juntam à frota da SME somam-se também aos trabalhos do Mais Educação uma vez que serão utilizados no transporte de alunos para atividades científicas, culturais e esportivas com foco no ensino e na aprendizagem. Dois veículos possuem 30 lugares cada e o terceiro tem capacidade para transportar 48 passageiros sentados. Eles serão utilizados para transporte único e exclusivo de alunos da rede municipal de educação.

Secom PMU