Em Brasília, comitiva de Araguari busca recursos junto ao Ministro da Saúde

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A Prefeitura de Araguari através do Prefeito Marcos Coelho e da Secretária de Saúde Iara Borges, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia, representada pela sua mantenedora, Dra. Daniela Debs, estiveram na tarde desta última quinta-feira (19)na Capital Federal em reunião no  Ministério da Saúde, com o Secretário Francisco de Assis Figueiredo e com o Coordenador da Coordenação Geral de Urgência e Emergência Marcelo de Oliveira Barbosa.

Segundo informou a Secretária de Saúde, Iara Borges, a reunião teve como pauta apresentar para o Ministro as necessidades da saúde de Araguari que estão paralisadas dentro do Ministério.

“A reunião foi muito positiva; apresentamos as demandas que estão paralisadas como, por exemplo, a implantação da segunda equipe de NASF no município, a implantação do Programa Melhor em Casa – atenção Domiciliar – EMAD tipo 1 e EMAP, já aprovado no SAIPS, além do aumento no repasse de recursos para o custeio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e o aumento de 15 leitos de longa permanência na Santa Casa de Misericórdia de Araguari”,  explicou a Secretário.

 “Na reunião, também tivemos a oportunidade de comprovar a implantação do SAMU em nosso município, requisito para que possa ser liberado o aumento no aporte financeiro para a UPA e a implantação do Melhor em Casa”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

O Prefeito Marcos Coelho destacou que a união de esforços entre a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia demonstra a força e o respeito que Araguari possui na busca de recursos nas esferas do Governo Federal.

“Uma cidade do porte de Araguari necessita ter um grande respaldo no Governo Federal e as pessoas que estiveram reunidas no Ministério da Saúde possui esse respaldo. Unimos as forças da Prefeitura e da Santa Casa para buscarmos os recursos que tanto necessitamos. Uma das importantes conquistas desta reunião foi a sinalização positiva para as nossas solicitações.  Unindo forças, vamos oferecer uma saúde aos araguarinos que será exemplo para as cidades vizinhas”, finalizou o Prefeito.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

NASF

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que devem atuar de maneira integrada, apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e os saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.

Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Ascom Araguari