Em audiência, instalação de vídeo monitoramento em Capinópolis é discutida com a sociedade

Nossos Municípios

O juiz da Comarca, Dr. Thales Cazonatto Corrêa, a promotora, Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo, o delegado de polícia, Dr. Cleiton Viana, e o comandante da PM local, Tenente Renato Medeiros, promoveram no salão de júri do fórum ‘Odovilho Alves Garcia’, Audiência Pública com a participação da sociedade, visando discutir a implantação do sistema de vídeo monitoramento Olho Vivo, em Capinópolis.

Participaram da audiência o vice-prefeito Jaisson, representando o prefeito Cleidimar Zanotto, que estava em viagem, os vereadores Ivo Américo (presidente da Câmara), Joãozinho, Caetano Neto da Luz e Bernaldo Cabral, o presidente da ACIAC, Anderson Clayton, empresários, representantes de entidades locais, como maçonaria, Lions Clube e Rotary Clube.

Inicialmente o tenente Renato apresentou o projeto para implantação do vídeo monitoramento com a instalação de 16 câmeras em pontos estratégicos da cidade: nos trevos de acesso à cidade, áreas bancária e comercial e setor industrial.

Antes de mostrar o projeto, ele demonstrou a drástica redução dos roubos em Ituiutaba onde o vídeo monitoramento foi instalado há algum tempo.

O Dr. Thales destacou a importância da implantação deste sistema de vídeo monitoramento, tendo em vista a modalidade criminosa novo cangaço, onde bandidos de alta periculosidade invadem as pequenas cidades para arrombar caixas eletrônicos e provocam graves problemas para a segurança pública.

“Serão instaladas câmeras em pontos estratégicos da cidade de forma que qualquer meliante vai pensar duas vezes antes de vir para a cidade, sabendo que aqui suas ações serão filmadas e tudo isso com um custo muito baixo, algo em torno de R$45 mil reais”, disse o juiz, afirmando que o volume de capital já aplicado pelo TJMG em Capinópolis em projetos sociais, aquisição de viaturas, entre outros, em parceria com o Consep – Conselho Comunitário de Segurança Pública, já chegou ao teto permitido, sendo, portanto, necessário o financiamento do sistema pela própria sociedade.

Houve pronunciamentos das pessoas presentes, foram esclarecidas várias dúvidas com todos demonstrando interesse em participar da cotização para implantação do vídeo monitoramento, com destaque para os pronunciamentos do vice-prefeito Jaisson, afirmando que o município de Capinópolis estará dando seu apoio, tendo em vista o baixo custo e os resultados práticos para a segurança; o empresário Paulo Roberto do Nascimento, do Grupo Transcap de imediato disponibilizou R$5 mil reais para o projeto, bem como o presidente da Câmara, Ivo Américo e os colegas vereadores disponibilizaram uma TV de 60 polegadas para a implantação do sistema.

Ao final da audiência ficou agendada uma nova reunião para o dia 08 de janeiro de 2019, haja vista que os gerentes de banco, por exemplo, precisam de certo tempo, para levantar os recursos junto a suas chefias. Neste encontro de janeiro deverão ser levantados todos os recursos necessários.

“Nós estamos otimistas e vamos dar todo o apoio para que o sistema seja implantado em Capinópolis e assim, a comunidade se sinta bem mais segura”, disse a promotora Dra. Maria Carolina.

ASCOM Capinópolis