Em Araguari, Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza mais uma semana de prevenção ao uso e abuso de drogas

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas em parceria com a  ICASU – Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia- sede Araguari vem oferecendo desde agosto de 2018, aos jovens araguarinos de 14 a 24 anos, o Projeto Jovem Aprendiz.  O objetivo principal do projeto é o de capacitar jovens para ingressar no mercado de Trabalho com qualificação profissional, gerando a inclusão social através da possibilidade do primeiro emprego por meio da parceria com diversas empresas da região. Os Programas de Aprendizados são formados por vários conteúdos pragmáticos que visam à formação completa do jovem.

O Projeto Jovem Aprendiz já é em si um fator de proteção aos jovens na questão de prevenção ao uso de drogas, uma vez que os tira da ociosidade e lhes oportuniza o ingresso ao mercado de trabalho. O trabalho é considerado uma das formas de desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, contribuindo para a formação de laços, para a expressão da subjetividade e para as vivências de prazer. O produto gerado pelo trabalho é característico no papel do desenvolvimento de um país, estado ou cidade, e também de uma família, considerada um coadjuvante na qualidade de vida e saúde.

Dentro da perspectiva de formação integral dos jovens o tema “álcool e outras drogas” foi trabalhado durante essa semana pelo Departamento de Prevenção da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas. Estudos têm demonstrado que o uso de drogas no local de trabalho produz efeitos negativos tanto para a saúde do indivíduo quanto para as empresas, por conta da baixa produtividade decorrente do alto absenteísmo e de dificuldades no desempenho das atividades. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que funcionários dependentes de drogas têm três vezes mais que os não dependentes a necessidade de tirar licenças médicas e cinco vezes mais, a probabilidade de sofrer ferimentos ou incapacitações resultantes de acidentes de trabalho.

Mais de 80 jovens do turno vespertino, em formação para o mercado de trabalho pela ICASU, receberam informações sobre substancias psicotrópicas, sua atuação no SNC-Sistema Nervoso Central, prazeres e consequências do uso através de palestra, bate papo interativo e um teatro apresentado por duas integrantes do Departamento Infantil da Assembleia de Deus Central de Araguari.

O vereador Wesley Lucas Mendonça, que também é orientador dos jovens, durante a ação em um dos dias, fez uma alerta importante para a juventude presente. “Desde criança sempre tive o apoio da família e isso me proporcionou ter valores e não procurar prazer nas drogas. Precisamos ensinar aos jovens o real valor da família e da convivência em sociedade, pois assim estaremos educando pessoas conscientes e humanas”, disse o vereador.

Hoje as informações nos chegam muito rápido através das diversas mídias. Os jovens estão na faixa etária onde se encontra o maior número de usuários da internet, no entanto, muitas vezes as informações que recebem são falsas, ilusórias, irreais e tendenciosas. É preciso acessar a juventude com informação qualificada sobre as drogas, é preciso jogar aberto informando sobre todos os aspectos das drogas e despertar o senso crítico desse público para as terríveis consequências da dependência química,” disse o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Sousa.

Várias entidades têm procurado parcerias como a da Secretaria de Políticas Sobre Drogas para o desenvolvimento de atividades de prevenção ao uso de drogas. É necessário conscientizar sobre o malefício das drogas, para que possamos reduzir o índice de usuários e assim a população ter mais qualidade de vida”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

ASCOM Araguari