Distrito Industrial de Ituiutaba será revitalizado

Nossos Municípios

O Distrito Industrial “Manoel Afonso Cancella”, de Ituiutaba foi incluído nos 53 distritos industriais que receberão juntos investimentos de R$ 30 milhões. O anúncio foi feito pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG, de que os distritos industriais receberão investimentos em Programa de Revitalização e Modernização, onde o Distrito Industrial “Manoel Afonso Cancella”, de Ituiutaba, também está sendo contemplado.

“O primeiro passo foi conseguir a reversão para o município do nosso Distrito Industrial. Contudo, o poder público não dispunha dos recursos necessários para investir, deixando o distrito sem os instrumentos para que as empresas tivessem condições de se instalar no local e gerar emprego, renda e divisas para o município. Hoje, depois de muita luta, recebemos esta notícia que muito era aguardada por todos, de que nosso distrito receberá os investimentos deste Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, que é piloto no Estado”, disse o prefeito Luiz Pedro.

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), anunciou que os 13 distritos industriais (DIs) selecionados como prioritários no Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais serão: Belo Horizonte – Distrito do Jatobá, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia, além de Contagem, que já havia sido escolhido como projeto piloto mediante sua complexidade e por ter sido o primeiro DI do País, implantado em 1941. Foram contempladas localidades de diferentes Territórios de Desenvolvimento, estrategicamente definidos pelo Governo Estadual para interiorizar as ações de progresso e dinamizar a economia mineira.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

O secretário de Governo, Leonardo Altef, que participou representando o município em diversas reuniões, enfatizou que os esforços e o trabalho contínuo têm refletido em resultados e desenvolvimento para Ituiutaba.

“Nosso trabalho foi intenso. Muitas reuniões, visitas e especulações se encerram com esse anúncio dos investimentos no nosso distrito. Vamos continuar trabalhando em prol do desenvolvimento de nossa cidade”, completou o secretário Leonardo.

Inédito e estratégico, o plano foi lançado em maio de 2015, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o Estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria. Em suas primeiras etapas, o Programa realizou o estudo socioeconômico dos 44 municípios onde os 53 Distritos Industriais da Codemig estão inseridos.

A iniciativa foi efetivada em parceria com o Instituo Euvaldo Lodi (IEL), ligado à Fiemg. Com base nesse trabalho, foram utilizados critérios de seleção dos 13 DIs prioritários, como percentual do PIB industrial em relação ao PIB municipal, área, bioma, disponibilidade de água superficial e subterrânea, acesso logístico e existência de aterro regularizado, por exemplo, considerando competividade, critérios de vendas, atratividade e plano de atração de empresas.

Os investimentos previstos pela Codemig para o Programa em 2016 são de aproximadamente R$ 30 milhões. A iniciativa seguirá até 2018, durante toda a atual gestão do Governo Estadual, que vem valorizando a integração, a parceria e a regionalização do desenvolvimento socioeconômico.

Ascom Ituiutaba