Deputados vão discutir tratamento de diabetes

Notícias em Destaque

Audiência pública da Comissão de Saúde vai tratar, principalmente, do fornecimento de glicosímetros pelo Estado.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai receber convidados para discutir diretrizes mais eficazes de informações e diagnósticos para o tratamento de diabetes, especialmente o fornecimento de glicosímetros pelo Estado. O assunto será tratado em reunião nesta quarta-feira (12/03), às 9h30, no Plenarinho IV, atendendo a requerimento do deputado Wander Borges (PSB).

No ano passado, a comissão recebeu denúncias de associações de diabéticos do Estado sobre o glicosímetro que está sendo distribuído. O aparelho é essencial para medir o nível de glicose no sangue, o que os portadores da doença precisam fazer com frequência. De acordo com as denúncias, o aparelho que tem sido distribuído desde outubro de 2012, da marca Cepa GC, apresenta graves erros de funcionamento que podem levar as pessoas a aplicarem insulina indevidamente. A marca substituiu a Accu-Chek Performa, considerada pelas associações como de melhor qualidade.

Convidados – Foram chamados para discutir a questão o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira; o promotor Nélio Costa Dutra Júnior; o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabéticos (Regional de Minas Gerais), Levimar Rocha Araújo; o presidente da Associação dos Diabéticos de Campo Belo, Rodrigo Dias; e o diretor do Centro de Diabetes de Belo Horizonte, Rodrigo Nunes Lamounier.

Também foram convidados os médicos Adauto Versiani Ramos, Adriana Aparecida Bosco, Rafael Machado Mantovani, Janice Sepulveda Reis e Ana Luiza Andrade Aragão; a nutricionista Débora Bohnen Guimarães; a farmacêutica da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Subsecretaria de Estado de Políticas e Ações de Saúde, Grazielle Dias da Silva; o jornalista Dimas José Lopes; e a relações públicas Ana Carolina Freitas Meirelles.

Agência ALMG