Curso de Licenciamento Ambiental qualifica cerca de 40 servidores

Notícias AMVAP

O Curso de Licenciamento Ambiental para atividade de autorizações ambientais de funcionamento classe 1 e 2 realizado nos dias 04 e 05 de abril, qualificou cerca de 40 servidores municipais. A capacitação foi promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES juntamente com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap e teve duração de dois dias com carga horária de 16 horas.

O segundo dia de encontro contou com a apresentação do Subsecretário de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Aguilar. O subsecretário destacou a importância da deliberação normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam, nº213, que passa possibilitar que licenciamentos ambientais possam ser feitos diretamente nos municípios.

Curso Licenciamento Ambiental Cides/Amvap.
Equipe do Curso Licenciamento Ambiental Cides/Amvap.

Andreson Aguilar ressaltou em sua fala de abertura que “esse é um passo importante no desenvolvimento sustentável. Afinal é o município que conhece melhor a realidade local”, disse.

O Superintendente da Regional Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba da Supram – José Vitor, ressaltou com os participantes a importância do papel desempenhado pelo consórcio junto aos municípios na promoção de qualificação capaz de capacitar os servidores para esta nova demanda de licenciamento ambiental. José Vitor destacou o Cides como o caminho mais viável para a implantação das novas diretrizes nos municípios.

Curso Licenciamento Ambiental Cides/Amvap.
Palestra do Subsecretário de Regularização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Anderson Aguilar.

Na sequência a Diretora de Fiscalização Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Francely Tilio expor detalhamentos sobre as etapas e os agentes que intervêm nas atividades inerentes à emissão do Certificado de Autorização Ambiental de Funcionamento.

Visita de encerramento do Curso de Licenciamento Ambiental na sede da Supram em Uberlândia.
Visita de encerramento do Curso de Licenciamento Ambiental na sede da Supram em Uberlândia.

Já a Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Elizabete Lima, apresentou aos participantes orientações quanto ao preenchimento Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento – FCE, que constitui um dos primeiros passos para a regularização ambiental.

Por fim o curso encerrou com uma visita técnica a sede da  Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba situada no centro de Uberlândia.