“Cuidando de quem irá cuidar” é tema de encontros semanais com gestantes

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS, executa semanalmente ações de orientação com gestantes do município com o grupo “Cuidando de quem irá cuidar”.

Os encontros acontecem às terças-feiras no Catru e às sextas-feiras no CRAS (BDA), com a participação de profissionais de áreas afins que palestram temas relacionados aos cuidados básicos para uma gestação saudável, um parto seguro e os principais cuidados com o recém-nascido.

De acordo com a secretária Cristina Villela, por ser marcado por intensas modificações fisiológicas, sociais e psicológicas, o período da gravidez exige da mulher uma mudança em seu estilo de vida. “Por isso a importância do grupo de gestantes, pois essas futuras mães aprendem a lidar com essa nova situação”, destacou.

Equipe do CRAS juntamente com a secretária Cristina e integrantes do grupo de gestantes do BDA

A coordenadora do CRAS, Jaqueline Garcia, explica que a assistência pré-natal não deve se restringir apenas às ações clinico-obstétricas, mas incluir ações rotineiras de educação em saúde, bem como o estudo dos aspectos sociais, culturais e econômicos das gestantes, buscando entendê-las e auxiliá-las no contexto em que vivem.

“A participação em um grupo de gestantes poderá propiciar as mulheres e familiares oportunidades de desmistificarem tabus relativos à gravidez e parto; compartilharem conhecimentos, experiências, vivências, sentimentos, medos e dúvidas com pessoas que vivenciam o mesmo processo”, reforça Jaqueline.

Fonte: Prefeitura de Santa Vitória.