Criação da Região Metropolitana é debatida com o Estado

Notícias em Destaque

Em reunião coordenada pelo secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Gustavo Palhares, autoridades das cidades de Uberlândia e Uberaba discutiram a itenção de tornar o Triângulo Mineiro uma Região Metropolitana, a exemplo da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Vale do Aço. O objetivo é alavancar o desenvolvimento regional.

O Triângulo Mineiro é uma região que contempla 66 cidades, tendo como destaque as cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá e Ituiutaba. Na reunião estiveram presentes, Paulo Romes Junqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia; Antônio Sebastião de Oliveira, assessor de projetos estratégicos do município de Uberaba; Maurício Cassimiro, assessor especial da Secretaria de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia de Uberlândia; e Jacob Estevam de Oliveira, assessor jurídico da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVARIG).

Atualmente, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) projeto de lei que altera os parâmetros para estabelecer regiões metropolitanas em Minas Gerais. O tema também já está sendo amplamente discutido nas cidades por meio de audiências públicas. “Esta reunião foi produtiva, pois apresentamos os passos a serem seguidos para a implantação da região metropolitana. Isso poderá impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Vamos acompanhar todo o procedimento a fim de colaborar com estas cidades”, disse Gustavo Palhares.

Já o secretário de Estado, Alexandre Silveira, assegurou que vai agilizar as reuniões. “Com a criação da Região com certeza estes municípios serão muito beneficiados em projetos de mobilidade urbana, saúde, educação e muitos outros. Não mediremos esforços para tornar este desejo realidade”, afirmou.

Fonte: Secom Uberlândia