CRAS amplia oferta de oficinas para entidades de Araporã

Nossos Municípios

Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Araporã está levando para as entidades filantrópicas oficinas de arte e artesanato. As oficinas já contemplam duas entidades: o Centro de Apoio ao Idoso de Araporã (CAIA) que recebeu as oficinas de tapete em crochê e de patch aplique e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com a oficina de pintura em tecido. Nesta última, as atividades com os alunos, professores e instrutores tiveram início na terça-feira (27 de maio). A abertura contou com participação da equipe técnica do CRAS composta pela psicóloga Maiara Duarte e a assistente social Elânia Severino. As aulas serão ministradas nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h e serão ministradas pela instrutora Divânia Aparecida Moura.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

De acordo com Maiara Duarte, o objetivo de levar as oficinas do SCFV para as entidades é descentralizar as ações do programa, atendendo o maior número possível de pessoas e promovendo o fortalecimento dos vínculos e a convivência entre as mesmas.

Para Elânia Severino, as oficinas são constituem uma oportunidade para promover a integração e a troca de experiências entre as famílias participantes.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Parceria na realização da oficina junto aos alunos, a diretora Escola Sol Nascente (APAE), Gláucia Freitas, agradeceu a iniciativa e disse que as aulas de pintura em tecido vão proporcionar momentos de interação entre os alunos, desenvolvendo habilidades motoras e sociais.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço ofertado por faixa etária e têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco a crianças, adolescentes, adultos, jovens e idosos, visando à melhoria da qualidade de vida e o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos coordenado pela orientadora social, de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença, identidade e afetividade, promover a socialização, fortalecer vínculos familiares e a convivência comunitária.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Através do SCFV tem-se a possibilidade de organização de oficinas tais como: arte, cultura, esporte e lazer, em que há maior flexibilidade quanto à composição do grupo, os dias e a duração dos encontros, que são definidos juntos à equipe técnica do CRAS (psicóloga e assistente social) e o orientador social.

A ampliação da oferta do SCFV para a entidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) veio a propor uma intervenção planejada, garantindo e assegurando espaços de convívio de forma dinâmica e criativa, levando até as pessoas com deficiência, que é um dos nossos públicos prioritários, a oportunidade de inclusão no serviço.

No município estão sendo atendidas pelo serviço aproximadamente 180 pessoas. E na entidade (APAE) 20 participantes.

Ascom Araporã