Confederação participa de evento sobre informações estatísticas do IBGE

Notícias Gerais

Entre os dias 5 e 9 de dezembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 3.ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (Infoplan). O evento, promovido em comemoração aos 80 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aconteceu no Rio de Janeiro.

O consultor da entidade, Eduardo Stranz, abriu sua fala explicando como está organizado o movimento municipalista e apresentando o perfil dos Municípios brasileiros. Dados da entidade apontam que, dos 5.568 existentes, 68,4% possuem até 20 mil habitantes, e portanto, são considerados de pequeno porte. Somente 0,3% são grandes cidades, com população superior a um milhão.

13-12-estatisticas-ibge

Segundo Stranz, os núcleos urbanos pequenos interferem diretamente na arrecadação própria local. Em seguida, ele falou sobre a produção de conhecimento da CNM, com ênfase na área de Estudos Técnicos – setor responsável por elaborar e consolidar pesquisas com os Municípios brasileiros.

Stranz apresentou ainda alguns projetos da entidade, como o MuniCiência. A iniciativa foi lançada durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e tem como objetivo coletar boas práticas em diversas áreas da gestão municipal. O projeto, que ocorre em parceria com a União Europeia, servirá de base para a construção de uma plataforma nacional de iniciativas exitosas.

O evento reuniu além de técnicos e pesquisadores do IBGE, outras instituições governamentais, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil, associações científicas, convidados internacionais, técnicos e pesquisadores.

Segundo o IBGE, o evento está inserido em um contexto histórico de realização periódica da Conferência Nacional de Estatística (Confest) e da Conferência Nacional de Geografia e Cartografia (Confege). Estas Conferências têm por objetivo avaliar a produção, a disseminação e a utilização de informações de natureza estatística e geocientífica. Para seu sucesso tem sido fundamental a participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações.

Portal CNM