Cobertura vacinal contra gripe chega aos 51% em Ituiutaba

Nossos Municípios

Faltando 21 dias para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, apenas 51,72% do público alvo apto para receber a vacina, já foram imunizados. Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela coordenação da campanha em Ituiutaba segue preocupado com a baixa procura e alerta quanto aos riscos que a gripe representa e que muitas vezes são ignorados pela população.

Segundo números do Ministério da Saúde, no levantamento feito até o dia 20 de abril já foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em todo o Brasil, com 81 mortes. O mesmo levantamento mostra que o vírus influenza (H1N1) pdm09 é o subtipo predominante, com registro de 213 casos e 55 mortes.

“A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde nesta campanha de 2019 protege contra três subtipos graves da Influenza. A H1N1, que tem provocado o maior número de casos no país, a H3N2 e a Influenza B. Todos são muito perigosos. Daí a importância da imunização através da vacina, oferecida gratuitamente através do SUS, na rede pública de saúde”, comentou a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Liliane Lira.

Nesta quinta-feira um posto de vacinação foi instalado no saguão do prédio onde funciona a Câmara Municipal de Ituiutaba. A ação faz parte da programação do Festival Família Gratidão, que acontece na Praça Cônego Ângelo e busca conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe.

Além disto, todas as salas de vacinas dos Postos de Saúde da Família (PSF), Unidades Mistas, Secretaria Municipal de Saúde estão abertos diariamente para o atendimento. Há também uma unidade volante responsável pela imunização de quem que passa pelo Calçadão da Avenida 15.  “Enquanto percebemos um grande número de pessoas que não pertence ao grupo alvo da campanha, procurando pela vacina, aqueles que podem recebê-la gratuitamente não estão buscando a imunização, da forma que gostaríamos que estivessem”, finalizou Liliane Lira.

ASCOM Ituiutaba