CNM participa de reunião com atual e futuro ministro do turismo organizada por frente parlamentar

Notícias Gerais

A bordo do maior de navio de cruzeiros que o Brasil já recebeu, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, presidida pelo deputado federal Herculano Passos (MDB-SP), promoveu uma reunião de apresentação do Conselho Nacional de Turismo (CNT) ao futuro ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e ao atual representante da pasta, Vinícius Lummertz. O evento aconteceu no MSC Seaview, ancorado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Como membro do CNT, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve representada pelo consultor Mário Nascimento e pela turismóloga Marta Feitosa. A entidade aproveitou a ocasião para levar ao novo ministro a proposta de inclusão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na pasta do Turismo, sugestão que foi aplaudida pelos presentes.

Nascimento agradeceu a parceria do ministério e da atual equipe com a frente parlamentar e o movimento municipalista. “Precisamos muito da articulação política neste momento e de valorizar algumas regiões. Essa atividade, junto com o agronegócio, é a grande alternativa para o país. Temos o agro crescendo e desenvolvendo e o turismo pode ser a outra mola propulsora. E o futuro presidente já deu declarações neste sentido. Esse novo ciclo certamente fará diferença”, observou Nascimento, dirigindo-se ao futuro ministro e às autoridades da mesa.

Ele destacou o papel das cidades turísticas, históricas e patrimônio mundial, e a atuação do deputado. “O Herculano Passos passou pela Comissão de Turismo da Câmara e não abandonou o turismo, pelo contrário, continua com ações importantes”, enalteceu. Por fim, questionou os presentes sobre a junção dos institutos na pasta: “Imagina o impulso para o setor, desburocratizando processos e avançando?”.

Para Marta Feitosa, a permanência do MTur na estrutura do novo governo vem reforçar a importância da pasta e da atividade como um importante vetor econômico para o desenvolvimento dos Municípios.

Transição
Esse foi o primeiro evento público de transição de comando do MTur. O ministro Vinicius Lummertz agradeceu o apoio ao longo da gestão e falou que o Brasil precisa deixar de lado os medos imaginários e usar o turismo como resolução dos problemas reais. Ele citou como exemplo a abertura dos parques nacionais e as marinas. “Trabalhamos muito, sempre morro acima. Agora, acredito que, no novo ciclo, com a visão liberal do novo governo, será morro abaixo, com tudo mais fácil”, acredita.

O futuro ministro, por sua vez, afirmou aos líderes do setor que dará continuidade aos programas estratégicos da pasta em andamento. “O presidente eleito, Jair Bolsonaro, é um entusiasta do Turismo. Isso vai ser um facilitador para articular um maior orçamento para o ministério”, garantiu Álvaro. Segundo ele, Bolsonaro tem consciência de que a área pode ser um dos principais pilares para a volta do desenvolvimento econômico e social do país, o que vai ser realizado em parceria com o Congresso Nacional.

A posse da nova equipe ministerial ocorre em 1º de janeiro. A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo será revalidada no início da próxima legislatura, que inicia em 02 de fevereiro, e deve continuar sob o comando do deputado Herculano Passos.

Compromissos
Para Marcelo Antônio, o potencial adormecido do país para o Turismo deve ser amplamente explorado com o apoio e parceria do trade turístico. “Assim como o ministro Lummertz sempre fez, estarei aberto para a discussão dos problemas e construção de soluções para que o Brasil seja grande no Turismo”, garantiu.

Herculano Passos, presidente da Frentur, se disse municipalista e afirmou que vai articular a votação de projetos estratégicos para o setor ainda em 2018, como a transformação da Embratur em agência, a modernização da Lei Geral do Turismo e a abertura das empresas aéreas ao capital internacional, que aguarda votação no plenário da Câmara.

Seaview
O encontro entre os ministros e convidados aconteceu no porto do Rio de Janeiro, durante a apresentação do transatlântico Seaview, o maior navio de passageiros da atual temporada de cruzeiros marítimos na costa brasileira. O navio fará escalas no Rio de Janeiro; Ilha Grande e Búzios (RJ); Santos e Ilhabela (SP); Balneário Camboriú e Porto Belo (SC); Salvador e Ilhéus (BA). O gigante do mar tem 323 metros de comprimento, conta com 18 andares e pesa 154 mil toneladas. A capacidade é para 5,3 mil passageiros.

Mais de 50 membros do Conselho Nacional de Turismo compareceram ao evento, que foi organizado em conjunto com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA/Abremar) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Após a reunião, os convidados foram recebidos para almoço pelo comandante do MSC Seaview, Giuseppe Galano, juntamente com o CEO mundial da MSC, Gianne Onorato, e do CEO da MSC Brasil, Adrian Ursili.

Portal CNM