CNM desenvolve Tecnologia da Informação para facilitar a gestão dos Municípios

Notícias AMVAP

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em prol da melhoria da gestão municipal, está o relacionado à Tecnologia da Informação (TI). Tendo como base que a tecnologia é fundamental para a administração das cidades e que nos tempo atuais praticamente tudo é feito através da internet, desenvolver plataformas que economizem tempo e dinheiro se torna fundamental para o bom andamento dos trabalhos nas prefeituras.

Em consônancia com essa revolução tecnológia, a CNM apresentou no Seminário Novos Gestores nesta quarta-feira, 26 de outubro, a ferramenta Urbem. Os prefeitos recém-eleitos e reeleitos foram orientados sobre como o software pode ajudá-los. Com inicio da operação em 2003, o Urbem é um programa de computador com o código fonte aberto que pode ser instalado e usado sem nenhuma restrição e sem custo na licença de utilização para as prefeituras.

O programa é totalmente gratuito. Entretanto, a critério do Município, este poderá contratar uma empresa para realizar os trabalhos de migração dos dados, implantação do sistema, treinamento de pessoal e suporte técnico operacional. Caso o Município disponha de corpo técnico qualificado, estes serviços poderão ser executados por equipe própria.

Segundo o consultor da CNM e palestrante do dia, Ronaldo Antoni, Municípios de muitos estados já utilizam a ferramenta. “O programa já é amplamente utilizado em vários Municípios de Goiás (GO), Amazonas (AM), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Alagoas (AL), Bahia (BA) entre outros estados. As prefeituras que já utilizam o Urbem têm mais dinamismo nas áreas financeiras como contabilidade, tesouraria, empenho, além de recursos humanos, folha de pagamento, gestão tributária, controle da dívida ativa. São muitos benefícios às prefeituras”, explica.

Foto: Portal CNM
Foto: Portal CNM

Urbem versão 2016

Em 2016 o Urbem foi atualizado. Uma nova versão já está disponível, onde pode ser trabalhado em computação nas nuvens, o que dispensa a existência de data-center ou servidor dedicado a rodar o sistema nas prefeituras, facilitando a utilização. “Essa nova tecnologia elimina a preocupação de backup, pois, uma vez rodando em nuvem, a ferramenta se torna mais acessível a partir de qualquer local. Inclusive o novo sistema já é adaptado para tecnologia mobile, podendo ser utilizado por dispositivos móveis como smartphones e tablets”, diz o consultor.

Outras funcionalidades novas dentro do programa são o Portal do Gestor, que é uma área do sistema específica para que o prefeito tenha acesso às informações gerenciais e o Portal de Serviços, onde o cidadão e as empresas em geral dos Municípios podem acessar sua situação no que se refere à consulta de pagamentos, emissão de guias e certidões. O novo software também é integrado à rede SIMPLES, com apoio do SEBRAE, o que reduz a burocracia na abertura de empresas.

A nova plataforma está sendo lançada no Seminário Novos Gestores. Os Municípios que quiserem começar a utilizá-lo já vão iniciar no novo plataformo. Para os Municípios que já utilizavam a versão anterior do Urbem, a migração da antiga versão para a atual será a partir do ano que vem, após a posse dos novos prefeitos.

Clique aqui para mais informações sobre o Urbem e veja como ele pode ser útil aos Municípios.

Portal CNM