CIE/Amvap realiza conferencia sobre finanças na educação

Notícias em Destaque

O Conselho Intermunicipal de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – CIE/Amvap, promoveu nesta quarta-feira (22/11) a “Conferência Finanças na Educação e a Gestão de Planos de Carreira”. O evento contou com presenças de prefeitos, secretários, membros de conselhos e outros servidores ligados a educação.

No conteúdo o conferencista Carlos Eduardo Sanches falou sobre temas relevantes da gestão municipal para o avanço da educação. Foram abordadas questões que envolvem as obrigatoriedades das secretarias, que se não observadas podem incorrer no cancelamento de recursos.

23-11 Conferencia CIE Amvap

Um exemplo é o preenchimento correto e dentro do prazo, do censo escolar, um dos pré-requisitos básicos para o recebimento de recursos como do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros programas. Nele o governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar.

A presidente do CIE/Amvap e Secretária Municipal de Educação e Cultura de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte, conta que que o tema da conferência já era aguardado pelas secretarias municipais de educação dos municípios que integram a Amvap. “Em virtude da nova gestão 2017/2020, esse tema é de fundamental relevância para qualificar nossas secretarias e diminuir os erros em questões que envolvem as finanças da pasta”, disse Iracilda.

Outro ponto importante no evento foi a troca de experiência quanto a adoção de planos de carreiras dos servidores da educação. Muitos municípios vêm incorporando novas características e até novos cargos que em anos anteriores não estavam presentes na gestão da educação municipal.

23-11 Conferencia CIE Amvap1

CIE/Amvap Gestão 2017

No fechamento de mais um ano à frente do conselho a presidente do CIE/, Iracilda Pereira Duarte, fez uma avaliação positiva dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2017. Em sua fala de agradecimento, Iracilda, destacou a participação cada vez mais assídua dos secretários municipais de educação.