Cidade das Águas implantada em Frutal-MG é destaque na Europa

Nossos Municípios

Ações em ciência, tecnologia e inovação são apresentadas em Budapeste na Hungria

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, proferiu palestra na ultima terça-feira (08/10) no plenário da Cúpula Mundial da Água, que acontece este em Budapeste, capital da Hungria. O evento é organizado pelo governo local, a Unesco e o Conselho Mundial de Águas.

Furtal cidade das aguas

O secretário destacou a experiência de implantação da Cidade das Águas Unesco Hidroex, no município de Frutal no Triângulo Mineiro e a contribuição desse projeto para a América Latina e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Narcio enalteceu o esforço de Minas Gerais na preservação dos recursos hídricos do Estado, logo após a exibição de um vídeo sobre estas ações. Seu foco central é a Cidade das Águas Unesco Hidroex.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Hungria, János Áder; do secretário-geral da ONU, Bank In-moon; dos diretores gerais da Unesco, Irina Bokova, e da FAO, José Graziano; do presidente do Conselho Mundial de Águas, Ben Braga, além de outras autoridades de diversos países.

Depois da abertura, Narcio Rodrigues se reuniu com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano, e acertou uma reunião, em breve, para apresentar o Unesco-Hidroex e definir estratégias conjuntas com a entidade internacional, especialmente para os países de língua portuguesa da África. O evento segue até esta sexta-feira (11/10) e estão previstos vários encontros do Governo de Minas e do Hidroex com autoridades da Unesco e do Conselho Mundial de Águas, que permitirão definir parcerias e estratégias em conjunto.