Central de Intérpretes de Libras melhora a vida dos surdos em Uberlândia

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Deficiente auditivo desde a infância, Luiz Andrade, 70 anos, sempre teve dificuldades na hora de procurar alguma prestação de serviços. Com a linguagem dos sinais pouco conhecida da maioria da população, o aposentado contava com a boa vontade e a paciência das pessoas na hora de pedir ajuda durante um atendimento em repartição pública. Situação que nos últimos meses foi superada com a Central de Intérpretes de Libras (CIL), implantada pela Prefeitura de Uberlândia ano passado. “Facilitou muito a minha vida”, afirmou Luiz Andrade, por intermédio do intérprete Kleber Júnior da Silva.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Sem ninguém para acompanhá-lo, ele necessita constantemente dos serviços da Central. Na manhã desta quinta-feira (26), o aposentado foi a uma consulta na UAI do bairro Tibery. O intérprete acompanhou tudo e ajudou médico e paciente a se entenderem. Em seguida, Luiz expressou sua gratidão em relação ao atendimento que recebeu.

Marcela Marques da Silva é atendente da UAI e conta que a dificuldade em atender um surdo-mudo é muito grande, pois todo o atendimento é realizado de forma verbal. Ela afirma que com o intérprete melhora tudo. “Geralmente, gastamos mais de cinco minutos para atender. Com o intérprete, em menos de dois minutos já resolveu. É mais rápido e facilita o atendimento”, afirmou.

Foto: Secom PMU
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Kleber Júnior tem consciência da importância de seu trabalho na vida de um deficiente auditivo, bem como nas relações com outros prestadores de serviço. “No passado, o surdo tinha dificuldades de ir a uma consulta médica. De o médico explicar algum diagnóstico ou algum procedimento e ele não entender nada e o médico muito menos”, explicou o intérprete.

Desde a implantação da Central, a área da saúde representa mais da metade dos atendimentos feitos por intermédio de intérpretes. Além do acompanhamento a hospitais e unidades de saúde, a CIL atua também junto a outros atendimentos em repartições públicas, como tribunais, bancos, delegacias e prefeitura. A Central ainda presta serviços de informações através do atendimento virtual, que representa cerca de 15% da demanda. Uma das novidades da CIL é a Sala Especial para Acolhimento, implantada recentemente. Neste local, o surdo tem a liberdade de revelar assuntos de necessidades particulares, uma vez que a família ou alguém próximo, por não entender a linguagem de sinais, acaba deixando de ajudá-lo.

Foto: Secom PMU
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Central

A CIL é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados e municípios. Em Minas Gerais, apenas Belo Horizonte e Uberlândia possuem o atendimento. A partir de um acordo de cooperação, a Prefeitura de Uberlândia, através da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria Municipal de Governo, disponibiliza aos usuários veículo e motorista que conduz os surdos ao local de atendimento com conforto e segurança. Hoje, mais de 80% dos atendimentos são externos. Apenas 3% dos atendimentos são presenciais, ou seja, resolvidos na própria Central.

Atualmente, a CIL possui 80 surdos cadastrados e que se utilizam dos serviços. O público em potencial, no entanto, é bem maior. A Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (ASUL) tem cerca de três mil pessoas cadastradas.

O atendimento e o agendamento para acompanhamento acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na CIL, situada na Praça Tubal Vilela, 60, no Centro. A sala de atendimento está localizada dentro da unidade do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper), antigo Sine de Uberlândia. Os familiares dos deficientes auditivos podem solicitar o atendimento também através do telefone 3235-4174 ou pelo email: libras.uberlandia@social.mg.gov.br. Outra ferramenta bastante utilizada para fazer os agendamentos  é através da rede social de diálogo com áudio e vídeo, o Skype. O email para adicionar a CIL é o libras.uberlandia@outlook.com.

Secom PMU