CBH Araguari: municípios da região recebem Plano Municipal de Saneamento Básico

Notícias AMVAP

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), por meio de sua agência de Bacia, ABHA, financiou a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 14 dos 20 municípios da Bacia.

Os municípios que já finalizaram o PMSB são: Campos Altos, Ibiá, Indianópolis, Iraí de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Tapira e Tupaciguara. Na ocasião, os prefeitos estarão presentes para receber o Plano.

Com o Plano em mão, a Câmara dos Vereadores de cada município deverá aprova-lo, revestindo-lhe de Lei Municipal. Como resultado, a gestão municipal terá, no horizonte de 20 anos, o norteamento de ações para tornar o saneamento básico adequado à realidade do município, gerando melhorias nos diversos setores que abraçam a população.

30-03 CBH Araguari PMSB

Os Planos foram elaborados como preconiza a Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, e o Decreto de Regulamentação nº 7.217, de 21 de junho de 2010, que estabelecem as diretrizes para o saneamento básico no País. O conteúdo contempla, ainda, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), de acordo com a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é composto por quatro pilares: abastecimento urbano; esgotamento sanitário; drenagem urbana; limpeza urbano e manejo de resíduos sólidos. A partir de 2017, para os municípios captarem recursos federais deverão, obrigatoriamente, ter o PMSB instituído.

Na solenidade de entrega haverá, ainda, a palestra do Ministério das Cidades, sobre Políticas e Conceitos de Saneamento Básico no Brasil, e do Ministério da Saúde, sobre captação de recursos.

Ascom CBH Araguari