Cascalho Rico completa 73 anos de uma história de trabalho e progresso

Nossos Municípios

No dia 27 de dezembro de 1948, a Aldeia do Rio das Pedras foi emancipada. A hoje conhecida Cascalho Rico completa 73 anos de muito trabalho e progresso, cidade que tem mais de 3 mil habitantes, que comemoram o seu desenvolvimento, respeitando as suas antigas construções e o jeito de viver, muito receptivo e acolhedor, desse povo ordeiro.

Hoje, à frente do Executivo Municipal, o prefeito José Borges (PSD) dá sequência ao trabalho progressista, onde tem atuações importantes na habitação, infraestrutura urbana e rural, acolhimento das famílias, e em especial, dois alicerces que marcam sua história, a promoção de saúde e educação de qualidade.

Um pouco da história dessa cidade

Em 06 de Outubro de 1890, o Decreto nº 199 eleva a Distrito de Paz, a Aldeia do Rio das Pedras, integrada ao Município de Estrela do Sul. Em 07 de Setembro de 1923, a Lei nº 843 muda para Cascalho Rico o nome do Distrito da Paz. Finalmente, em 27 de dezembro de 1948, pela lei nº 336 foi instituído e emancipado como Município.

A sede do município está localizada numa elevação, a qual serviu de caminho ao tradicional ANHANGUERA, e é banhada pelo Ribeirão das Pedras, a cuja margem direita se localiza.

Existe na sede, antiga imagem de São João Batista, trazida pelos índios de Mato Grosso, por volta de 1743, e a festa deste Santo, que é o Padroeiro da Cidade, celebra – se a 24 de junho, com uma procissão que se tornou tradição.

A rede hidrográfica é representada pelos rios Paranaíba e Bagagem, sendo aproveitado o potencial hidrelétrico no grande Reservatório de Emborcação.

 

ASCOM Cascalho Rico