Capinópolis trabalha formação de cooperativa de materiais recicláveis

Nossos Municípios

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está realizando um ciclo de reuniões para discutir sobre o descarte do lixo em Capinópolis, dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Uma dessas reuniões, ocorrida na segunda quinzena de julho, foi a primeira reunião para discutir a implantação do projeto, que visa instalar e organizar a primeira cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Município, sob as premissas básicas da inclusão social e desenvolvimento sustentável no âmbito de uma economia solidária.

O evento contou com a presença expressiva de interessados, haja vista a importância do projeto para o saneamento ambiental e saúde pública no contexto da comunidade capinopolense, que além de prestigiarem a assembleia, colaboraram com sugestões e apreciações de grande relevância para a problemática da limpeza pública e manejo de resíduos sólidos.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Marcaram presença o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Volnei Ferreira de Paiva, juntamente com a equipe técnica, da Oficina de Capacitação em Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, curso destinado a preparar servidores públicos de grande importância no processo, como agentes de mudança e multiplicadores, devido ao fato da limpeza pública e manejo de resíduos sólidos serem um dos eixos do saneamento básico, e este, uma das condições ambientais para o fomento da saúde pública.

O projeto conta ainda com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Campus Pontal/UFU e Prefeitura Municipal de Capinópolis (PMC), tendo ainda a participação das secretarias municipais da Educação, Saúde, Assistência Social, Obras Públicas e Meio Ambiente.

Dezenas de catadores de materiais recicláveis demonstraram interesse participando da primeira reunião, onde foi possível observar pelo otimismo e satisfação, que haverá uma tendência no aumento de inscrições para o cadastro dos candidatos a cooperados da futura cooperativa.

“Esse trabalho faz parte de uma mudança de postura do lado governamental, que contará com a participação da população de uma forma geral, nos auxiliando a mudar a cultura de descarte de lixo para os próximos anos”, avalia o secretário.

Ascom Capinópolis