Capacitação para Conselheiros Tutelares é realizada em Capinópolis

Nossos Municípios

Aconteceu na quarta-feira, dia 14, em Capinópolis, no Plenário da Câmara Municipal, o Curso de Formação de Conselheiros Tutelares promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, objetivando discutir sobre a atuação dos Conselheiros Tutelares e toda a rede.

Segundo a diretora do desenvolvimento social, Natália Damião Brandão, foi uma capacitação sobre a rede de atendimento à criança e ao adolescente, principalmente quando os seus direitos são violados.

Participaram do curso conselheiras tutelares das cidades de Capinópolis, Canápolis e Centralina (MG), além das partes que compõem a rede de atendimento, incluindo as ACSs da Secretaria Municipal de Saúde de Capinópolis, a Polícia Militar e a promotoria.

A palestrante Neuza Maria de Oliveira, assistente social consultora na área de política de assistência social ao município de Capinópolis, resumiu a sua palestra:

“O trabalho de hoje é muito voltado para a questão da formação de Conselheiro Tutelares, mas não exclusivamente para os conselheiros, uma vez que o trabalho na área da proteção da criança e do adolescente envolve uma rede de proteção. Falaremos sobre as atribuições específicas do conselheiro tutelar que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, a articulação necessária dos conselheiros com toda a rede de proteção para que as ações necessárias sejam executadas tanto nas áreas da justiça, da assistência social, da educação, da saúde, enfim, que as políticas públicas possam ser executadas na perspectiva da proteção da criança e do adolescente e além disso fazer uma discussão com todos os presentes sobre o fluxo de atendimento nos casos em que incidam algum tipo de violação dos direitos, aonde fazer a denúncia, como fazer a denúncia e quais os órgãos a serem chamados para que dê uma ação efetiva na responsabilização e na execução de ações que vão garantir os direitos  da criança e do adolescente”, disse Neuza.

A promotora da Comarca, Dra. Maria Carolina Beraldo Silveira, disse que quando a Natália lhe apresentou a programação de se promover essa formação para os conselheiros tutelares de Capinópolis ela sugeriu que fosse estendida a toda a Comarca e, inclusive, às cidades de Canápolis e Centralina, onde ela está atualmente também atuando como promotora.

“Esse trabalho de discussão é muito importante e eu fico muito feliz ao ver aqui hoje essa Câmara Municipal lotada, sinal de que todos estão realmente empenhados na busca de conhecimento e na proteção das crianças e dos adolescentes”, disse a promotora.

A secretária de desenvolvimento social, Valéria Rampazzo, destacou a importância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que é desenvolvido em Capinópolis como forma de oferecer opções de formação, lazer e educação para as crianças e adolescentes.

“É um trabalho que desenvolvemos com muito carinho, pois sabemos de sua importância. Lá os meninos se divertem, aprendem e, principalmente, convivem em sociedade, com isso, tendo uma opção a mais para se afastar de vícios ou de pessoas de má índole que poderiam introduzi-los na criminalidade. A educação é a nossa maior arma nesse trabalho”, disse Valéria.

O prefeito Cleidimar Zanotto acompanhou o evento destacando a sua importância e parabenizando a organização pela feliz iniciativa.

“Capinópolis está feliz por receber tantos amigos e por saber que estamos preocupados, todos nós aqui, com as nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

O curso foi muito proveitoso e durou todo o dia.

ASCOM Capinópolis