Caminhada marca o Dia Nacional do Idoso em Uberlândia

Nossos Municípios

Alegria e descontração marcaram a segunda caminhada “Idoso Mais Respeito”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (1º), em comemoração ao Dia do Idoso. Com faixas, cartazes e gritos de ordem, os idosos da Rede Crescer Conviver demonstraram disposição e muita energia no trajeto de quase 1 km, saindo da Praça Tubal Vilela, descendo pela Floriano Peixoto até a Praça Clarimundo Carneiro. O evento foi promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho. O tema abordado esse ano foi o “Combate à violência à pessoa idosa”. Segundo os organizadores, cerca de 400 idosos participaram da caminhada.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Manoel Ambrosio de Oliveira, 78 anos, participou e aprovou a iniciativa. Ele afirma que ações como esta demonstram o valor que é dado ao idoso. “Uma pessoa por ter uma idade mais avançada, ele não será desvalorizado”, disse. Ele ressaltou, também, que os jovens precisam aprender com os idosos. “Nós somos uma referência para eles, isso aqui é uma escola para que eles, jovens, sigam em frente”.

A alegria era contagiante e ninguém ficou parado com a roda de música e dança que aconteceu na praça. “Eu achei a caminhada maravilhosa, isso deve acontecer mais vezes, pois a falta de respeito que a gente vê é bastante, principalmente nos ônibus”, declarou Helena de Fátima Borges, 72 anos.

A caminhada abordou a violência sofrida pela pessoa idosa, além do desrespeito às leis já garantidas para essa faixa etária. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, cerca de 600 casos de violência estão sendo acompanhados pela pasta, através de atendimento psicossocial, e pela Defensoria do Idoso. A maioria dos casos ocorre no seio familiar.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“A violência não pode ser aceita e nós não podemos concordar com ela”, disse o prefeito Gilmar Machado, que participou da caminhada e recordou os avanços já conquistados para a terceira idade como o programa “Trilhas da Longevidade”, que ganhou destaque nacional. A iniciativa dá aos idosos a oportunidade de conhecer cidades turísticas. Outro importante projeto mencionado pelo prefeito foi o que reduziu a idade para o acesso à gratuidade nos ônibus, passando de 65 para 60 anos. A estruturação da Rede Crescer Conviver foi outro relevante passo na valorização da terceira idade. Seis mil idosos são atendidos pela rede através de atividades voltadas para a saúde, bem-estar, além de oficinas de música, dança e pintura.

Denuncie

As agressões aos idosos podem ser denunciadas através do Disque 100 – Disque Direitos Humanos – Disque Denúncia Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e Defensoria do Idoso.

Secom PMU