Câmeras de segurança serão instaladas nos próximos dias em Ituiutaba

Nossos Municípios

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a empresa Brasil Internet, estará instalando, nos próximos dias, nas principais ruas e avenidas do Centro da cidade, numa primeira etapa, dezesseis câmeras de segurança do Projeto Olho Vivo. Os “braços” onde serão colocadas as câmeras já estão prontos para receberem os equipamentos.

A exemplo de outras cidades da região, como Uberaba, que teve recentemente a implantação do Projeto, gerando resultados positivos na diminuição no número de ocorrências, Ituiutaba optou pela instalação do Olho Vivo, como forma de conter o avanço da criminalidade, já que, com o desenvolvimento do município, medidas de segurança tornam-se cada vez mais necessárias.

Com o funcionamento do Projeto, será possível, através de uma sala de monitoramento, acompanhar com maior agilidade as atividades ilícitas que possam vir a ocorrer nas proximidades dos locais em que as câmeras forem instaladas, fazendo com que haja uma sensível diminuição em modalidades de crimes cada vez mais empregadas pelos meliantes, como é o caso dos assaltos a estabelecimentos comerciais.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Vale lembrar que, em algumas situações, as câmeras de segurança não previnem que o ato ilícito aconteça, mas possibilitam o acompanhamento do infrator em fuga, facilitando sua prisão e a apreensão do material subtraído, com a sua rápida restituição ao dono.

Outro fator preponderante, é que, com a execução do Projeto, o efetivo pode ser deslocado para outros setores da cidade, não havendo necessidade física de um policial militar nos locais onde existe o sistema de videomonitoramento funcionando, já que as câmeras conseguem cobrir grandes perímetros com precisão. As lentes das câmeras se movem em 360º e aproximam até 150 metros.

Em Minas existem, atualmente, câmeras instaladas na região central de Belo Horizonte (hiper-centro, Barro Preto, Savassi e Praça da Liberdade) e região noroeste do município. No interior do Estado, Montes Claros, Uberlândia, Itabira, Sete Lagoas e Viçosa já contam com o Projeto, disponibilizado por meio de parcerias entre a Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS, a PMMG e as respectivas Prefeituras Municipais.

Ascom Ituiutaba