Blitz educativa alerta motoristas sobre o perigo de álcool e drogas durante o carnaval

Nossos Municípios

Em sua primeira aula na autoescola, na manhã desta segunda-feira (1º), a aluna Raquel Morsoletto foi parada numa blitz. Mas essa não era punitiva, e sim, educativa. “Faz muita diferença para a gente que está iniciando aprender o que pode e o que não pode”, disse.

A blitz faz parte da campanha “Carnaval sem drogas: abuse da sua fantasia e volte de cara limpa”, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã (SEMPDSC).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A campanha tem o objetivo de alertar os cidadãos sobre o uso exagerado de álcool e de substâncias psicoativas durante o período de carnaval. As ações com distribuição de material gráfico e orientações acontecerão em eventos festivos, empresas e blitze educativas nas avenidas de Uberlândia.

Nas abordagens a mensagem é a de que drogas e trânsito não combinam. Segundo a diretora da SEMPDSC, Regina Helena Borges, 70% dos acidentes registrados no período se devem a esse fator. Perigo para quem usa e também para quem não consome. “As ações têm esse intuito de alertar os motoristas sobre os riscos. Realizamos essas ações durante todo o ano, mas intensificamos em período de festas”, disse.

A ação desta manhã contou com a participação do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) que fez a distribuição de panfletos e orientações, Secretaria de Meio Ambiente com entrega de mudas, da Polícia Militar e da União de Pastores e Capelães Voluntários (Unipas – Uberlândia).

Secom PMU