BID financiará duas propostas brasileiras inovadoras para retomada dos espaços públicos pós-pandemia

Nossos Municípios

No mês de julho, a Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano e o Laboratório de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu a convocatória Volver a la calle (Voltar às Ruas, em português). A ação tem o objetivo de receber propostas inovadoras baseadas na inteligência coletiva para a retomada dos espaços públicos de maneira sustentável e resiliente direcionadas para as cidades da América Latina e do Caribe, considerando as recomendações das Nações Unidas de distanciamento social.

O Brasil teve duas propostas selecionadas, uma que visa à utilização de gamificação para estimular os cidadãos a discutir coletivamente questões importantes de planejamento urbano, participação social e gênero; e outra destinada ao engajamento de líderes comunitários e gestores por meio da prototipagem e ferramentas digitais.

O chamamento recebeu 485 propostas, considerando os critérios elegíveis. Seis de países como Brasil, Chile, Equador, Panamá e Uruguai foram selecionadas e contarão com apoio financeiro e técnico da Divisão de Habitação do BID para serem implementadas.

A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o planejamento urbano e a criatividade de adaptar os espaços públicos para a retomada das atividades é um grande desafio para os governos locais, em especial para as cidades em desenvolvimento.

Portanto, a CNM entende que conhecer soluções que podem ser implementadas nas pequenas escalas das cidades, ou seja, nos bairros, podem ajudar a assegurar a retomada dos espaços públicos, de maneira inclusiva e que respeitem o cumprimento das medidas de distanciamento físico impostas pelo contexto da pandemia Covid-19. Isso poderá contribuir para a tomada de decisão dos gestores municipais e o retorno das atividades comerciais e uso das praças, parques e demais equipamentos comunitários.

A entidade destaca que o apoio do organismo multilateral em implementar propostas que tenham a capacidade de ser replicáveis e com capacidade de adaptação aos contextos locais, considerando critérios de alto impacto, rápida execução e baixo custo, são relevantes, tendo em vista que permitem a replicabilidade em diversos Municípios brasileiros considerando-se as dificuldades de acessar recursos públicos para a adaptação dos espaços públicos.

Gestores interessados em conhecer as propostas vencedoras podem participar da reunião virtual a ser realizada em língua espanhola na quinta-feira, 20 de agosto, às 18 horas.

Para saber mais sobre as propostas selecionadas clique aqui

Portal CNM