Bases de Atendimento do Samu em Uberlândia já estão em obras

Nossos Municípios

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já é uma realidade na Macro Região Triângulo Norte. Em Uberlândia, as bases de atendimento, onde ficarão alojados as equipes de atendimento médico e estacionados as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Móveis, já estão sendo adaptadas.

As obras são realizadas pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri). Em alguns locais, há participação e cooperação do Município de Uberlândia e do Estado de Minas, através do Bombeiros Militar. Segundo a secretária executiva do Cistri, Dayana Fonseca, a previsão e que obras sejam finalizadas no mês de maio. Já o Samu, segundo ela, será inaugurado e iniciará as operações a partir de junho deste ano.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Em Uberlândia, reformas e adaptações acontecerão em cinco locais. No bairro Santa Mônica, na avenida Belarmino Cota Pacheco, na Central de Ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, funcionará a Base de Apoio Regional e as obras do prédio para abrigar as equipes já estão em fase final. A estrutura está sendo totalmente adaptada para garantir conforto as equipes e qualidade no serviço. A área e o prédio foram cedidos pelo município.

Outras duas Bases de Atendimento, que funcionarão em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, já estão em ritmo acelerado de adaptações. No pelotão da Avenida Floriano Peixoto, bairro Aparecida, novas salas para trabalhos administrativos e acomodação das equipes estão sendo construídas. Já na base da Avenida Rondon Pacheco, bairro Brasil, salas estão sendo adaptadas e em alguns pontos, reformadas. Em ambos, o  estacionamento das UTIs móveis será compartilhado.

Os outros dois pelotões que abrigarão as equipes do SAMU estão localizados nos bairros Industrial e São Jorge. Na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Luizote de Freitas, funcionará outra base de atendimento. Na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) funcionará a Central de Regulação Médica.

Secom PMU