Atenção, gestores: vem aí o 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal; AMM publicará o edital em breve

Notícias Gerais

Boas práticas das prefeituras mineiras que contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos devem ser celebradas e reconhecidas. Para destacar estas iniciativas, a Associação Mineira de Municípios (AMM) já está se preparando para promover a 11ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, realizado anualmente para destacar as iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública.

Em 2023, o Prêmio contemplará cinco eixos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança na Gestão Pública, Meio Ambiente e Saúde. Em breve, o edital será publicado no Portal AMM e as inscrições serão abertas para que as administrações municipais possam enviar seus projetos.

Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que foi vencedor do Prêmio no ano passado, no eixo Saúde, ser reconhecido por meio do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal” significa “se destacar, evidenciando e incentivando a melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, visando valorizar esses projetos e ideias”.

O superintendente da AMM, Everton Campos, destaca que os projetos vencedores se tornam referência e inspiração para os outros municípios. “Além disso, faz com que a administração pública se abra para novas formas de gestão, mais modernas e eficazes”, diz.

Conheça os cinco eixos do 11ª Prêmio Mineiro de Boas Práticas:

Desenvolvimento Econômico

O prêmio para o eixo Desenvolvimento Econômico visa contemplar Municípios que fomentam o empreendedorismo, estimulam surgimento de novos negócios, promovendo a desburocratização de processos institucionais, reduzindo custos administrativos, propondo políticas para o desenvolvimento econômico municipal e/ou regional por meio de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas, tornando o município empreendedor e economicamente sustentável.

Educação

O prêmio para o eixo Educação visa contemplar municípios com práticas de gestão que promovam à melhoria da qualidade da Educação básica pública, o desenvolvimento da comunidade escolar, a participação efetiva da sociedade e da família na escola, a diminuição da evasão escolar, a valorização e qualificação dos profissionais da educação, a melhoria dos gastos públicos e a modernização da gestão.

Governança na Gestão Pública

O prêmio para o eixo Governança na Gestão Pública visa reconhecer e disseminar as melhores práticas em liderança, estratégia e controle, pilares da governança. Os princípios da governança pública estão definidos no Decreto nº 9.203/2017, contidos em seu artigo 3º, que servirão de base para avaliação.

Meio Ambiente

O prêmio para o eixo “gestão do meio ambiente”, visa contemplar municípios que fomentam medidas de controle ambiental em consonância com a legislação ambiental federal e estadual, ou seja, promovendo a sustentabilidade municipal, adotando medidas de controle sobre resíduos sólidos urbanos, efluentes sanitários, coleta seletiva, qualidade do ar, abastecimento de água racionalizando o uso de recursos naturais.

Saúde

O prêmio para o eixo de saúde, visa contemplar os Municípios que trabalham para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de política pública na saúde, e conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do Sistema Único de Saúde.

 

VIA PORTAL AMM