Até amanhã, boas práticas de segurança hídrica, gestão e uso sustentável da água podem ser inscritas no Prêmio ANA

Nossos Municípios

Boas práticas de segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil podem ser inscritas no Prêmio ANA 2O2O até este sábado, 15 de agosto. A edição de 20 anos da iniciativa, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, concederá troféu e selo às propostas vencedoras de oito categorias. As iniciativas devem ser cadastradas no hotsite da premiação e não serão aceitos materiais físicos.

Promovido com objetivo de reconhecer os trabalhos, o prêmio está estruturado em oito categorias. São elas: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Educação; Pesquisa e Inovação Tecnológica; Organizações Civis; Comunicação; e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Uma das novidades desta edição é a junção das três categorias de imprensa – Impressos e Sites, Rádio e TV – em Comunicação e a inscrição em formulário específico.

Os conteúdos e materiais jornalísticos precisam ter sido veiculados a partir de 1º de julho de 2017. Além disso, a categoria Ensino foi substituída por Educação, que agora aceita projetos e iniciativas de entidades de ensino não formal, como museus, centros culturais, de ciências, de educação ambiental, bibliotecas, jardins botânicos, zoológicos e planetários. Continuam podendo participar estudantes e profissionais de instituições de ensino médio e fundamental.

Novo
Outra novidade foi a inclusão da categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, adicionada para valorizar as ações de órgãos gestores de recursos hídricos, conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água e entidades delegatárias das funções de agências de água. Serão selecionadas três finalistas e a vencedora de cada uma das oito categorias com base nos seguintes critérios de avaliação: efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social. Para a categoria Comunicação, o critério de sustentabilidade não será aplicável.

Para recebimento do Prêmio ANA 2020, o participante deverá comprovar estar regularizado junto ao poder concedente, quando couber, no caso de regiões que tenham o sistema de regulação dos usos de recursos hídricos esteja implantado. Os participantes podem inscrever mais de uma iniciativa e podem apresentar trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

Portal CNM