Assembleia Geral da Amvap foi realizada em Iraí de Minas

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores , representantes de órgãos públicos e de escolas técnicas de ensino, participaram da Assembleia Geral da Amvap realizada, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), na cidade de Iraí de Minas.

Na reunião, a Saúde abriu a pauta de discussões. Com a intenção de desafogar o sistema público no setor, propostas  para o fortalecimento das redes de Saúde nas cidades pólo foram discutidas e  a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, até o fim deste ano, também foi tema de debate.

De acordo com o presidente da Amvap, Gilmar Machado, para que a idéia se concretize os   24 municípios que fazem parte da Associação da Microrregião do Vale do Paranaíba devem investir no consórcio público, das cidades pólo. Monte Carmelo e Ituiutaba devem ser as primeiras no processo. O projeto para equipar os hospitais será levado no mês de julho ao Ministério da Saúde, no encontro de prefeitos mineiros em Uberlândia “Para haver o Samu, é necessário que as cidades vizinhas tenham uma estrutura viável com atendimento de especialidades”, disse o presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

Outro procedimento que pode ajudar a fortalecer a rede de Saúde na região é o  e-SUS, sistema de prontuário eletrônico que oferece o histórico médico do paciente em qualquer unidade de saúde regional. Em Uberlândia o sistema está em implantação e deve ser estendido as demais cidades ligadas a Amvap.

Iluminação Pública

Com um prazo de seis meses para que os municípios mineiros assumam a manutenção da iluminação pública, a Amvap tem discutirdo propostas para facilitar essa gestão, visto que tal mudança gerará mais custo para as prefeituras.

Uma das soluções  apresentadas é de um consórcio público formado pelos municípios ligados a Associação, o que pode favorecer aqueles que não têm profissionais e equipamentos especializados para trabalhar com redes de alta tensão.

Habitação

Durante a reunião, foi assinado o contrato do Programa Minha Casa Minha Vida Rural,  para a construção de 50 casas populares no município. A iniciativa,  parceria da  Prefeitura Municipal de Iraí de Minas junto com a  Caixa Econômica Federal e Associação Habitacional Habitaemg, destina recursos para  a construção dos imóveis , destinado às   famílias de baixa renda. Os beneficiados deverão pagar  parcelas no valor de R$280,00, por ano.

Educação

A solenidade de  formatura de alunos do curso de informática básica, da Escola Móvel do  Sesi e Senai encerrou a Assembleia de Prefeitos da Amvap ,em Iraí de Minas. O projeto educacional itinerante, funciona dentro de um veículo que  percorre todo Estado e oferece qualificação profissional para a comunidade.

Durante um mês , vinte sete pessoas da comunidade de Iraí de Minas,   tiveram acesso as aulas de Excel, Word, Power Point e Internet, dentro da carreta móvel e receberam  o certificado. “ Muitos alunos não sabiam como ligar o computador e com essa iniciativa agora muitos poderão ingressar no mercado de trabalho ou ter uma nova oportunidade”, concluiu Luiz Augusto Medeiros de Faria, professor instrutor do Sesi.

Por Fabiene Silva