Araporã vai reformar e ampliar a escola Prefeito Wilmar

Nossos Municípios

Unidade vai receber novas carteiras escolares e ganhar mais quatro salas de aula

O secretário de Obras da Prefeitura de Araporã, Ailton Hermínio reuniu-se com a equipe diretiva e professores da Escola Municipal Prefeito Wilmar Alves de Oliveira na última sexta-feira, 06, para apresentação do projeto de reforma e ampliação da unidade de ensino. Também participaram da reunião o engenheiro civil Alessandro Oliveira e o diretor e Comunicação, Leandro de Souza. Em viagem acompanhando a recepção à presidente Dilma Rousseff que esteve na cidade de Araguari, o prefeito Ronaldo Sandre não esteve presente à reunião, mas foi representado pelo secretário Ailton Hermínio.

De acordo com o projeto, a unidade de tempo integral vai ganhar quatro novas salas de aula e área específica ao setor administrativo. A obra deve ser iniciada nas próximas semanas e, segundo o secretário de obras, a reforma não vai interferir no calendário do ano letivo.

Além da reforma e ampliação, a Escola Prefeito Wilmar Alves vai ganhar também 480 novas carteiras para salas de aula. A aquisição das carteiras, orçada em R$ 92.520,00 vai receber verba da Educação. Está em andamento também processo para aquisição de novas mesas para o refeitório. Tudo isso tem por objetivo oferecer mais conforto para alunos e professores e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. A escola vai receber a mobília nova nas próximas semanas.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Na oportunidade, o secretário Ailton Hermínio explicou aos professores as dificuldades financeiras pelas quais o município vem passando. Dificuldades essas motivadas pela queda na arrecadação e no atraso de repasses do governo federal. Um exemplo citado por ele foi o recurso para a Merenda Escolar que não é feito desde o mês de outubro do ano passado. Desde então, o município tem arcado com toda a responsabilidade da Merenda Escolar. Não há previsão de quando o Ministério da Educação vai liberar os recursos para que as prefeituras custeiem parte da alimentação dos alunos da Educação Básica e do Ensino Fundamental. “Nesses dois anos de governo fizemos muita coisa, mesmo enfrentando uma crise econômica, fiscal e financeira pela qual todo o país vem passando. Sabemos que muito mais precisa ser feito. Oferecer infraestrutura digna para que vocês possam ministrar o ensino de qualidade que apregoamos é uma das coisas que precisamos fazer. O prefeito Ronaldo Sandre está sensível a isso. A ampliação e reforma da escola é mais um dos compromissos assumidos junto à educação que o prefeito está resgatando”, disse o secretário.

Ao explicar a situação financeira do município, Ailton Hermínio disse ainda aos professores que a herança de dívidas deixadas por governos anteriores atrapalharam o investimento em obras essenciais. Dentre essas dívidas, ele citou INSS, IMPA, prestações de aquisições de caminhões e várias outras. “Todos os compromissos do município estão sendo sanados, mesmo com o arrocho nas contas públicas. Hoje contamos com lousas digitais nas escolas que também estão devidamente equipadas para oferecer ensino e qualidade. Não descuidamos dos serviços essenciais como a saúde, a limpeza pública, a assistência social. Realizamos obras das quais citamos a Academia da Saúde, a Praça Terezinha Sandre,reforma e ampliação do CEMEI Antônio Rabelo, entrega de casas, iniciamos a construção da UBS Zequinha Cachoeira . Tudo foi e está sendo feito administrado a folha de pagamento do servidor público que consome mais de um milhão e meio de reais, que corresponde à metade da nossa arrecadação”, assinalou Ailton Hermínio.

Ao encerrar a reunião, o secretário garantiu que o prefeito Ronaldo Sandre não medirá esforços para promover o desenvolvimento e elevar a qualidade de vida ao patamar que a população araporense merece. “Não estamos administrando para grupos, nem para interesses particulares. O nosso compromisso é com o povo de Araporã e com o desenvolvimento da cidade”, concluiu.

Ascom Araporã