Araporã se prepara para a Prova Brasil 2013

Nossos Municípios

Dirigentes da Escola Olintha incentivam pais de alunos a participarem do projeto.

Mais de 200 alunos da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale estão sendo submetidos ao “Plantão de Dúvidas”, ou aulas de reforço, com vistas à preparação para a Prova Brasil que será realizada em todo o país em novembro próximo. São alunos do 5º e do 9º anos que recebem aulas especiais e vão ser sabatinados para a aferição dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o ano de 2013.

Segundo a direção da escola todas as equipes, desde a administrativa, a pedagógica (docentes) e o corpo diretivo estão mobilizados em torno da Prova Brasil. “Juntos e com o empenho dos alunos e a parceria de seus pais, vamos buscar os resultados que a comunidade araporense espera de sua escola”, diz o diretor Rafael Galé.

Em 2011, último ano de aferição do IDEB, Araporã destacou-se no cenário nacional, alcançando a meta de 2022 com o coeficiente de 5,7 para o 5º ano e 4,8 para o 9º. Para este ano, a meta é de 6,0. “Não vamos nos acomodar com os bons índices que já alcançamos”, afirma a professora Adriane Rodrigues da Cunha Borges, orientadora educacional do município há 9 anos. Segundo ela, o projeto acaba tendo “uma responsabilidade de cunho social muito importante perante a comunidade”, já que visa alcançar resultados que servirão de referência para os alunos e para a escola.

Por sua vez, o diretor da escola professor Rafael Galé faz questão de enfatizar a importância do papel dos pais a quem chama “parceiros” no desempenho dos alunos. “Contamos com os pais para acompanharem os estudos de seus filhos principalmente nesta etapa, não só na questão da freqüência do aluno, mas também quanto às tarefas a ele atribuídas”, diz o diretor, acrescentando que “podem confiar no trabalho da escola que está atenta à freqüência e ao rendimento do aluno”.

Preparação – Os trabalhos tiveram início em fevereiro, com o diagnóstico geral da escola que identificou por grupos de 10 alunos aqueles que estavam com maiores dificuldades nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Esses alunos receberam aulas de reforço até o final do semestre, alcançando um aproveitamento de 80% no consolidado conforme diz a orientadora Adriane que é também responsável principal pelo andamento do projeto. Ela lembra que à parte, foram beneficiados mais 12 alunos do 6º ano que não vão se submeter à Prova Brasil. “Foi para manter um padrão de qualidade na escola”, diz.

Prova Brasil – A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

O objetivo principal deste projeto é oportunizar aos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental processos educativos de preparação para a Prova Brasil, reforçando o papel de responsabilidade social. Metodologicamente, serão desenvolvidas ações multidisciplinares e contextualizadas, visando ao desenvolvimento de competências propostas pela Prova Brasil.

Fonte: Prefeitura de Araporã.