Araporã realiza mutirão de combate a dengue e busca participação da população na guerra ao mosquito

Nossos Municípios

O prefeito de Araporã Ronaldo Sandre, acompanhado da secretária de Saúde Carla Oliveira Ferreira e da diretora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária Yara Lúcia Silva Souza, conduziu reunião de trabalho nesta segunda-feira, 9, para combater a dengue.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

O encontro, realizado na Praça Waldomira Neves Ferreira, reuniu ainda 10 agentes municipais de endemias além de uma força tarefa vinda de Belo Horizonte, composta de 9 agentes lotados na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

O objetivo da reunião foi incentivar o trabalho dos agentes de endemias que receberam a incumbência de percorrer a cidade inteira realizando um grande mutirão contra a dengue de segunda a quinta-feira. Eles vão visitar todas as residências visando eliminar possíveis focos do mosquito aedes aegypti e, mais do que isso, sensibilizar os moradores para cumprirem o seu papel na vigilância e combate aos focos existentes no ambiente doméstico. “A prefeitura e o estado estão fazendo a sua parte, cabe à população fazer a sua”, disse Yara Lúcia que admite que os moradores ainda não se convenceram da necessidade de eles mesmos desenvolverem uma vistoria semanal em seus domicílios eliminando as possibilidades do desenvolvimento do mosquito como água parada, entulhos e outras situações amplamente divulgadas nas constantes campanhas jê desenvolvidas.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

A secretária Carla e o prefeito Ronaldo falaram aos presentes destacando a importância do esclarecimento à população. “Estamos diante de uma situação muito difícil com a dengue e a nossa principal missão agora é conscientizar nossa gente da importância da participação de cada um no combate ao mosquito”, disse Ronaldo Sandre.

A situação da dengue em Araporã justifica a preocupação das autoridades. O ano de 2015 começou avassalador, com pelo menos 40 notificações e 19 confirmações da dengue apenas no mês de janeiro.

Ascom Araporã