Araporã promove palestra de orientação para alunas de escola pública

Nossos Municípios

Sexualidade, esse foi o tema tratado em uma palestra realizada no Teatro João Guimarães Rosa, nesse mês de novembro. Participaram do evento alunas de 5º ao 9º ano da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale. Quem conversou com as meninas foi à ginecologista Dra. Regiane Vieira.

Durante o debate a médica falou sobre a descoberta da energia sexual e dos medos e barreiras a serem quebradas na idade. Ela destacou os mitos e verdades sobre a sexualidade e das dificuldades em aceitar o que é diferente. Outro tema tratado foi à perda da virgindade e como ter uma vida sexual responsável.

28-11 Palestra Arapora

Segundo a doutora os métodos para evitar a gravidez devem ser levados muito a sério. “É preciso tratar de sexualidade como um assunto primordial. As meninas precisam prevenir a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissíveis. E elas têm que entender que é necessário estarem preparadas para iniciar a atividade sexual, pois existem vários métodos contraceptivos, mas nenhum é 100% seguro.” Disse a médica Regiane Vieira.

No fim foi aberto um diálogo para que as jovens pudessem tirar dúvidas e as principais perguntas foram sobre a pílula do dia seguinte. “Esse medicamento deve ser tomado em até 72 horas após a relação sexual, mas nós não aconselhamos usá-lo com frequência. O correto é se prevenir com o anticoncepcional e a camisinha” concluiu a médica.

Fonte: Assessoria de comunicação prefeitura de Araporã