Araguari realiza campanha do AEPETI

Nossos Municípios

Em cumprimento ao TAC – (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério do Trabalho da 3ª região, a Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, com o apoio da Secretaria de Esportes e Juventude e Secretaria de Gabinete realizaram na última quarta-feira (26), uma ação da Campanha de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, Contra o Trabalho Infantil e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes que está sendo desenvolvida no Município.

A ação teve como objetivo prevenir a entrada de crianças e adolescentes no trabalho infantil, bem como, conscientizar a população quanto aos malefícios, as formas de violência e a proteção social de crianças e de adolescentes de Araguari. Participaram do evento, os alunos do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira, Hermenegildo Marques Velos, da Escola Estadual Paes de Almeida. Atualmente, são pelo menos 2,7 milhões de meninos e meninas, de 5 a 7 anos, trabalhando irregularmente no Brasil. Isso é equivalente a 35 estádios do Maracanã lotados.

Na oportunidade foi realizado o encerramento das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecidos durante o primeiro trimestre nos Centros de Convivência de Amanhece e Piracaíba e, no Centro de Convivência do Idoso.

“Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar, e realizamos esta ação para lembrar que crianças e adolescentes têm o direito de brincar, estudar e sonhar e que devem ter esses direitos protegidos. O Trabalho Infantil traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e principalmente ao seu desenvolvimento. É preciso garantir a toda criança e adolescente o seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e exploração sexual”, destacou Eunice Mendes

O Prefeito Marcos Coelho, ressaltou que o trabalho infantil é uma problemática que aflige todo país, por isso a importância de se discutir e implementar políticas públicas para o combate a essa situação. “Lugar de criança é na escola, junto à família, participando de projetos sociais e educacionais. Já avançamos muito em ações para combater o trabalho infantil em nossa cidade, e seguimos firmes para proteger nossas crianças”, diz.

ASCOM Araguari