Araguari promove a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Nossos Municípios

A população araguarina se reuniu nesta quarta-feira (27) para participar da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Trabalho e Ação Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

A finalidade foi discutir propostas que irão colaborar para a construção e o fortalecimento de ações e políticas destinadas aos idosos e garantido o cumprimento efetivo das diretrizes da Política Nacional do Estatuto do Idoso e demais normativas pertinentes ao tema.

Este ano, a conferência trouxe o tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, as propostas deliberadas serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, que ocorrerão no segundo semestre de 2019.

“As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida”, ressaltou Wesley Lucas (PPS) – Presidente da Câmara Municipal de Araguari.

“O tema do encontro foi: Os desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas. A população, especialmente moradores com mais de 60 anos, tiveram a oportunidade de participar do evento e elaborarem propostas de políticas públicas voltadas para este setor da sociedade. As proposições serão apresentadas futuramente em uma conferência estadual e, posteriormente, em uma conferência de nível nacional”, destacou a Secretária Eunice Mendes.

“Considerando que a Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso são os órgãos que conjuntamente, operacionalizam as ações que definem a política pública dos direitos da pessoa idosa no município, a realização da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por entenderem que a garantia da dignidade passa, necessariamente, pelo reconhecimento de que as pessoas idosas devem ser protagonistas de sua própria vida e por isso devem pautar perante as instituições quais os  rumos que a política da pessoa idosa devem tomar para que suas necessidades e potencialidades possam ser atendidas”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

ASCOM Araguari