Araguari notifica e autua proprietários de terrenos e imóveis abandonados para regularização

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A prefeitura de Araguari, através da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais e Secretaria de Obras estão notificando e autuando os proprietários de terrenos baldios ou sem calçamento para que os mesmos regularizem a situação de seus imóveis.

As notificações eram realizadas pela Prefeitura, porém não havia multa para os terrenos que não fossem regularizados. A partir da lei complementar 151/2018, além da notificação, o Município pode também lavrar o Auto de Infração. A lei regulamenta a limpeza e manutenção dos terrenos baldios, dos imóveis abandonados e também manutenção das calçadas. Após 30 dias da notificação, se o proprietário não regularizar a situação do imóvel, o mesmo será multado em 1,5 UFRAs, o que corresponde, atualmente, a aproximadamente R$ 2,95 por m² do imóvel. Desde o início da fiscalização, já foram notificados mais de 100 imóveis e, a partir das notificações não cumpridas, ajuizadas ações contra os proprietários para que regularizem a situação.

A Lei Complementar se fez necessária para que os imóveis sejam limpos e cuidados pelos proprietários e, dessa forma, seja evitado o acúmulo de focos de dengue, de lixo e animais que oferecem risco à população. As denúncias de imóveis irregulares podem ser feitas pela Ouvidoria-Geral do Município, através do telefone 156, ou na própria Secretaria, sendo para limpeza dos imóveis a Secretaria de Serviços Urbanos e para construção da calçada a Secretaria de Obras.

“Recebemos várias reclamações de terrenos sujos, acumulando lixo ou com animais que oferecem risco a população, além de serem criadouros de dengue, por isso criamos a Lei Complementar e também reforçamos a fiscalização. Nosso objetivo é oferecer aos araguarinos uma cidade limpa e conservada”, disse o Prefeito Marcos Coelho.

ASCOM Araguari