Araguari: lançado Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios

Nossos Municípios

Aconteceu  nesta terça-feira (07/08) no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas o encontro  para apresentar o Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação para Araguari e Região. O Plano é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros com a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, Secretaria de Gabinete e vários órgãos de proteção ambiental.

O objetivo das ações é de reduzir a incidência de ocorrências de incêndios em vegetação durante o tempo seco. Em razão da falta de chuvas, o período de julho a setembro é considerado de alto risco e é a época que acontece o maior número de incêndios. Segundo os dados do Corpo de Bombeiros no ano de 2017 foram registrados 225 ocorrências de queimadas, nesse ano de 2018, já ocorreram 146 incêndios dessa natureza.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

O comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Fabrício Araújo falou das ações que serão realizadas em conjunto com os outros órgãos. “As ações acontecerão em vários segmentos. Serão realizadas palestras de conscientização nas escolas rurais e urbanas, treinamento de brigada de incêndio, ações publicitárias, fiscalização em terrenos baldios, notificações e blitz educativas no trânsito, entre outras”, explicou o comandante.

O Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Júnior, falou da parceria da Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. “Precisamos reduzir as ocorrências de incêndio em terrenos e também em campos na zona rural. As medidas propostas pelo Corpo de Bombeiros irão nos auxiliar nessa luta contra os focos de incêndio. A Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para trabalhar na erradicação das queimadas”, enfatizou o Secretário.

VEJA ALGUMAS DICAS PARA EVITAR INCÊNDIOS.

  • Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação
  • Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata
  • Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta
  • Não jogue lixo em lotes e vegetação. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e dar origem a queimadas
  • Não solte balões. Além de perigoso, é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais
  • Não lance pontas de cigarro pela janela do veículo ao trafegar pelas estradas e rodovias. A vegetação seca se incendeia com maior facilidade nesse período de baixa umidade.

Ascom Araguari