Araguari implanta sistema de Telemetria na SAE

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da SAE – Superintendência de Água e Esgoto, está em fase de implantação do sistema de Telemetria.

O projeto já se encontra em segundo estágio de implantação.  Uma sala foi adaptada dentro da sede da SAE e quatro colaboradores controlam todas as baterias e poços 24 horas por dia.

No total serão três meses de teste. A condição da SAE com a empresa prestadora do serviço é que com essa implantação, a autarquia tenha o máximo de economia possível de energia mensal.

Segundo o Superintendente Interino da SAE, Sebastião Cardoso de Faria, o objetivo é economizar energia, e quanto mais for economizado, maior será a cobertura do custo do sistema instalado, “Nesse segundo estágio já estamos vendo uma grande diferença, tendo sido possível constatar uma redução significativa”, explicou.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

Nesse segundo estágio todos os poços que estão nas baterias já estão sendo monitorados. Em determinados horários, a pressão da água se torna muito forte, e eventualmente ocasiona o rompimento de canos, causando assim vazamentos que prejudicam o abastecimento. Com o monitoramento através da Telemetria, o operador tem total controle, pois verifica esse aumento da pressão no mesmo momento que ela ocorre e imediatamente através do sistema, diminui-se a pressão da água.

Na terceira e última fase, será instalado um controle nos poços solteiros, que são os poços que ficam fora das baterias da SAE, e estão espalhados em pontos estratégicos da cidade. No sistema atual a SAE possui um colaborador que efetua uma ronda que sai de bateria em bateria, de poço em poço, verificando o funcionamento das bombas. Porém como são muitos pontos, o que ocorre é que muitas vezes só é descoberto o problema alguns dias depois, prejudicando assim o abastecimento.

“Agora com esse controle maior isso não acontecerá. Assim que o problema for verificado pelo operador da Telemetria, imediatamente, ele, pelo sistema, diminuirá a pressão da água, evitando assim o rompimento do cano e consequentemente o vazamento”, enfatizou o Superintendente.

Com esse trabalho feito de imediato, além de proporcionar menos transtornos para a população, também evitará diversas mãos de obras da SAE, como consumo de asfalto e demanda de funcionários para reparos no local.

O Superintendente Adjunto, Ageu Cesar, explicou que agora o controle será total, “As bombas irão manter um nível de pressão constante. Caso seja detectado um grande volume de água, o sistema irá reduzir seu funcionamento, diminuindo sua amperagem. No caso da pressão da água cair, o sistema aumentará a amperagem. Na maioria do tempo o sistema irá reduzir o funcionamento das bombas, economizando energia. Hoje estamos com sobra de água em alguns setores da cidade, nesses pontos estaremos até desligando alguns poços ou desviando pra setores que necessitam”, explanou.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) frisou que a tendência é trazer a SAE a um patamar diferenciado na prestação de serviços aos araguarinos, “Além de economizar energia e evitar vazamentos, iremos ter também o controle da quantidade de água que necessitamos disponibilizar para a população. Serão diversos benefícios. Estamos trabalhando em conjunto com a SAE sempre com o nosso objetivo principal, que é trabalhar em prol de nosso povo araguarino. É o dinheiro do povo sendo usado para o povo”, finalizou.

Ascom Araguari