Araguari: de resíduos de construção civil a materiais recicláveis, conheça o trabalho das URPV’s

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e dos Distritos, conta hoje, para atendimento a população, com cinco unidades URPV’s – Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes. As unidades são destinadas a receber resíduos da construção civil, sobras de podas de árvores, terras, materiais recicláveis, colchões e móveis velhos até o limite diário de 2m³ por viagem. Criado em 2016, o programa oferece à população a possibilidade de entregar esses materiais gratuitamente ou contratar um carroceiro para buscá-los. As URPVs não recebem lixos domésticos, restos alimentícios, eletroeletrônicos defeituosos, resíduos industriais ou de serviços de saúde tampouco animais mortos.

O material recebido nas URPVs é separado em caçambas e recolhido regularmente pela Prefeitura. Após a triagem, parte dos rejeitos vai para o aterro sanitário e outra parcela para uma das duas Estações de Reciclagem de Entulho, onde os resíduos são reciclados, que podem novamente serem reintroduzidos na cadeia da construção civil.

A Estação de Reciclagem de Entulho conta com uma usina de processamento de materiais que podem ser reaproveitados como: resíduos da construção civil, entulhos e restos de asfalto. Os materiais são triturados e separados pela usina e ficam a disposição para uso da Prefeitura. Os resíduos da construção civil após processados são usados pela Prefeitura para construção de calçadas, tampas de túmulos entre outras obras.

Foto: Ascom Araguari
Foto: Ascom Araguari

O Secretário Interino de Serviços Urbanos e dos Distritos, falou da necessidade de descartar o lixo de forma correta. “É muito importante descartar o lixo de forma correta. Todos os resíduos que são processados na usina são reutilizados em outras construções da cidade. Essa é mais uma forma de conservar o meio ambiente e trabalhar de forma sustentável”, ressaltou Paulo de Brito.

“As URPV’s são além de uma forma de preservação do meio ambiente é uma economia gerada ao Município. São materiais que são reciclados e isso gera economia para as obras. Dessa forma podemos utilizar o dinheiro do povo para o próprio povo”, disse o prefeito Marcos Coelho (MDB).

O contribuinte que desejar descartar algum material pode procurar a URPV mais próxima. O horário para descarte de materiais é das 7:30 às 11:30 horas e das 13:00 às 17:30 horas.

URPV Sibipiruna

Rua Mardem Barbosa esquina com Travessa 33

URPV Millenium

Rua Pernambuco esquina com a Rua Antônio Faria

URPV Fátima

Rua Jacyr G. da Silva esquina com Acácio Diniz Póvoa

URPV Maria Eugênia

Alameda Eugênio Nasciutti, número 700

URPV Independência

Rua Alvorada, número 775

Ascom Araguari