Araguari dá início ao Projeto Família Acolhedora

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social deu início ao Projeto Família Acolhedora que será implantado no Município.  O Programa consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes amparo e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a oportunidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente afastados do convívio de família biológica.

No início da semana a Secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes se reuniu com a equipe técnica para discutir pontos e aspectos legais do programa, como o processo legal que envolve a adoção, bem como a implantação evitando a institucionalização e ações que visam promover a reintegração familiar.

“Estamos empenhados em desenvolver este programa no município com o único e principal objetivo de possibilitar a convivência familiar e comunitária saudável às crianças e adolescentes que por algum motivo estejam separados de suas famílias. Reintegração familiar é um direito e iremos contribuir para que eles tenham este direito assegurado vivendo com dignidade e respeito”, destacou Eunice Mendes

Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias serão selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço de acolhimento. A essas famílias cabem  a responsabilidade em cuidar da criança ou do adolescente até que eles retornem à suas famílias de origem, ou sejam encaminhados para adoção.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou do programa. “Essas crianças precisam de um lar e de alguém que cuide delas, por isso a criação desse programa é tão importante no Município. Parabenizo a equipe da Secretaria de Ação Social pelo trabalho desenvolvido”, disse o Prefeito.

Para maiores informações sobre os critérios adotados e inscrições as famílias que tem interesse em se cadastrar podem procurar a Secretaria de Trabalho e Ação Social na Rua Joaquim Aníbal, nº 413 ou através dos telefones 3690-3189 ou 3690-3152.

ASCOM Araguari