Araguari cria Projeto Semeando Vidas

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente deu início ao Projeto Semeando Vidas. O Projeto possui como princípio o plantio de uma árvore para homenagear o nascimento de cada criança cujo parto seja realizado pelo SUS, no Hospital Santa Casa de Misericórdia. A adesão pela família será espontânea e formalizada em termo de compromisso preenchido no próprio hospital.

A efetivação deste projeto tem em vista a melhoria da qualidade da saúde pública e a ampliação de área verde por habitante, associando o momento do nascimento ao estímulo da consciência ambiental e a preservação do meio ambiente para o bem de todos.

De acordo com levantamento realizado de janeiro a dezembro de 2018, foram realizados aproximadamente 850 partos pelo SUS no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Com base nessa informação, o projeto pretende realizar o fornecimento e plantio, pelo Município de 01 árvore de pequeno porte para cada parto realizado. A espécie escolhida é popularmente conhecida como “Resedá Mirim”, espécie indicada para plantio em calçadas e encontrada em variações com flores brancas e rosa. A estimativa de plantio será de 60 a 70 mudas por mês, considerando a adesão espontânea e a capacidade da família em se dispor a cuidar de forma apropriada da muda a ser plantada.

“É um projeto excepcional para a sociedade e para a conscientização ambiental. Se cada família plantar uma árvore, rapidamente aumentaremos muito a área verde da cidade. Vamos trabalhar pela saúde e bem-estar da população Araguarina”, disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

O Prefeito Marcos Coelho falou do Projeto. “A conscientização ambiental é algo que deve ser despertado desde cedo. Nada mais adequado que plantar uma árvore para cada criança que nascer. Além de orientar as famílias para a conservação do meio ambiente, é um ato histórico para a família e, sobretudo para a criança”, disse.

ASCOM Araguari