Amvap realiza curso de Pregão e Formação de Pregoeiro para turma extra a pedido de municípios

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Diante de uma série de pedidos por parte de municípios, a Associação de Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, deu início nesta quarta-feira (03/03) a uma turma extra para o Curso de Pregão e Formação de Pregoeiro. O conteúdo é ministrado com a mesma carga horária de 12h, conforme a primeira edição, e segue até esta quinta-feira (4/03), realizado das 13h às 17h30.

Por medida de segurança a Amvap segue realizando os cursos de maneira remota. Realizado por meio do seu departamento de assessoria em gestão pública, o curso possibilita que todos os municípios possam participar com o recurso da plataforma online Google Meet.

O assessor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro Paiva, destacou a necessidade da abertura de turma extra para o curso.

“É importante que o máximo de servidores possíveis possam se capacitar para o funcionamento pleno da máquina pública, principalmente em processos tão essenciais para contratação de serviços como o pregão”, ressaltou Alexandro Paiva.

Adriano Musse, Supervisor de Compras e Licitações do Departamento de Água e Esgoto – DAE de Tupaciguara, participante da segunda turma do curso de pregão e pregoeiro, disse que realmente faz toda diferença o curso para capacitação do servidor. “O conteúdo é muito bom, com interação com os palestrantes e rodadas de perguntas e respostas. É o segundo curso da Amvap que participo neste formato online. Acredito que o conhecimento adquirido no curso de pregoeiro me dará uma boa base para desempenhar meu papel frente aos certames da administração pública”, disse Adriano Musse.

O servidor também destacou a importância da abertura de uma turma extra para o curso. “Devido a demanda de pregão nas licitações e a flexibilização de aquisição de bens e serviços o Pregoeiro será sempre um agente muito importante. É ele quem atua desde a condução até o fechamento da ata. Estou gostando do curso pela possibilidade de tirar dúvidas em tempo real e adquirir cada vez mais conhecimento dentro do processo licitatório”, completou Musse.

A ementa do conteúdo ministrado apresenta a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens, ou serviços comuns, é feita em sessão pública, ainda que virtual. Os licitantes, após apresentação das propostas, têm a faculdade de reduzir os preços mediante lances verbais ou via internet. Ao contrário do que ocorre nas demais modalidades, em pregão a escolha da proposta é feita antes da análise da documentação, razão maior da celeridade que envolve o procedimento.

O curso também destaca o sistema de registro de preços. Esse sistema permite que o objeto de compra pública seja precedido de ampla pesquisa de mercado e que os preços registrados sejam publicados trimestralmente na imprensa oficial para orientação da administração.
A Amvap segue com sua série de treinamento aos municípios e realiza na próxima semana o curso de “Dispensa, inexigibilidade e credenciamento”.

A agenda que inicialmente se daria essa semana foi transferida para os dias 9 a 11 de março das 13h30 às 17h por meio do Google Meet. Todo município associado a Amvap pode se inscrever, sem custo, pelo email amvap@amvapmg.org.br. Já municípios não associados à Amvap precisam pagar uma taxa única de R$ 50,00 por servidor.