Amvap entrega projeto da Estação de Tratamento de Esgoto de Indianópolis

Nossos Municípios

O departamento de engenharia da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap entregou esta semana o projeto detalhado da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do município de Indianópolis. Este é o quarto projeto desta natureza que a Amvap desenvolve para municípios da associação.
O projeto deverá ser composto por uma unidade de tratamento preliminar, ou medidor Parshall, que controla a velocidade, determina a vazão e nível do fluxo de esgoto; um reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo; um filtro anaeróbio; sistema de desidratação de lodo composto por duas células de secagem; um queimador de gás; e uma unidade de apoio operacional.
De acordo com o engenheiro da Amvap, responsável pelo projeto, Moisés Rezende Andrade, “esta modalidade de tratamento apresenta menores custos operacionais e de implantação, além de comprovadamente apresentar resultados coerentes com o prognóstico obtido por meio da modelagem matemática que equaciona os sistemas físicos, químicos e biológicos inerentes ao tratamento de esgoto”, disse Moisés.
A ETE de Indianópolis foi projetada para atender a população urbana no mínimo pelos próximos 20 anos. De acordo com o prefeito, Lindomar Amaro Borges, este empreendimento era um anseio da atual gestão e vai mudar completamente o esgotamento sanitário atual que hoje é canalizado para o Rio Araguari.
“Estamos um bom tempo nessa luta e hoje conseguimos dar esse importante passo. Temos muito a agradecer a Amvap, ao seu departamento de engenharia que se dedicou a elaboração do projeto. O retorno vai ser grande para nossa população, para o meio ambiente, e temos grande satisfação em trazer a solução a essa demanda urgente que convivemos a anos”, disse o prefeito.