Agentes de Redução de Danos iniciam Projeto Café da Tarde Solidário em Araguari

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, do CAPS AD Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas pelos Agentes de Redução de Danos, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social, iniciaram na sexta-feira (01) o Projeto Café Solidário.

O projeto é destinado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e que muitas vezes são usuários de substancias psicoativas. O Café Solidário tem objetivo de fortalecer vínculos com moradores de rua e oferecer aos mesmos a oportunidade de realizar o tratamento e se reabilitar ao convívio social, tendo em vista a construção de novos projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua e da dependência química.

O trabalho iniciado na sexta-feira será oferecido semanalmente, sempre em parceria com a Secretaria de Ação Social, que disponibilizará o transporte dos Agentes Redutores de Danos para que os mesmos possam se deslocar até os moradores.  A ação abordou vários pontos da cidade onde tem uma concentração maior de moradores de rua. Os agentes abordaram os moradores, ofereceram o café e explicaram o serviço oferecido pelo CAPS AD, e a oportunidade do usuário participar do serviço.

“Esse é um trabalho que demanda maior tempo, inclusive para o usuário aceitar o tratamento, com isso, a retirada do indivíduo das ruas demora mais. Por isso criamos o Café da Tarde Solidário, para estreitar os laços e fortalecer os vínculos com os usuários, a fim de que eles se conscientizem e tratem esse vício tão devastador ao ser humano”, informou o coordenador do CAPS-AD, Luiz Antônio Mota.

“O objetivo do Café Solidário é identificar essas pessoas em situação de rua e que são dependentes de álcool e outras drogas, fortalecer os vínculos com essas pessoas e  fazer um levantamento de dados das mesmas, além de oferecer o serviço do CAPS AD”, disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou do serviço desempenhado pela Secretaria de Saúde e pelo CAPS AD. “São vários moradores de rua que dependem desse serviço oferecido pela Secretaria para ter o mínimo de dignidade. São pessoas que por diversos motivos não tem mais vínculo afetivo com a família e quase sempre sem nenhuma perspectiva. Esse apoio é um alento a tanto sofrimento. Parabenizo a equipe da Secretaria e ao CAPS AD por todo trabalho desenvolvido“, disse o Prefeito.

ASCOM Araguari