Agências dos Correios, em todos os Municípios do país, realizam cadastro do auxílio de R$ 600

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Para chegar a todos os brasileiros que podem receber o auxílio financeiro de R$ 600, os Correios estão realizando o cadastramento dos beneficiários – que antes só podia ser feito on-line, pelo site ou aplicativo. São mais de 6 mil agências da empresa, presente em todos os Municípios do país, habilitadas desde o dia 8 de junho. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos.

Nesta sexta-feira, 19, a Caixa Econômica Federal fez o depósito de R$ 600 – R$ 1.200 para famílias chefiadas por mulheres – referente à terceira parcela do auxílio para beneficiários do programa Bolsa Família que possuem o número de identificação social (NIS) com final 3. Os pagamentos seguem até dia 30.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 117,7 milhões de pessoas já receberam entre uma e três parcelas do benefício. Ele afirmou que 100% dos cadastros aprovados para o auxílio já receberam a primeira parcela, que teve o último lote creditado em conta na quarta-feira, 17. Existem ainda pedidos em análise: cerca de 1,5 milhão de pessoas estão passando pela primeira validação da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), e 1,2 milhão estão na segunda ou terceira avaliação de cadastro.

No início deste mês, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que serão pagos mais dois meses de auxílio, inicialmente previsto para durar três meses. Apesar de os 97 milhões de downloads do aplicativo Auxílio Emergencial e 124,6 milhões de downloads do Caixa Tem até o momento, as dificuldades para acesso à internet, principalmente no interior do país, motivaram a parceria do Ministério da Cidadania com os Correios para efetivação dos cadastros.

Documentação

Para pedir o cadastramento numa agência dos Correios, o interessado deve apresentar: identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular; e dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.

Para os que têm o cadastro aprovado, mas não possuem conta bancária, é aberta uma Conta Social Digital na Caixa – que exige documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão recebe um protocolo de cadastro ao final do atendimento. Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.

Vale ressaltar que os Correios não realizam o pagamento do benefício e que acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121. Na página dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. A maioria dos pontos de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Com o objetivo de reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus e controlar o fluxo de atendimento, as agências estabeleceram um calendário conforme o mês de nascimento do cidadão:
Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
Terça-feira: nascidos em março e abril;
Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Portal CNM