Abertura de novas empresas em Uberlândia é cinco vezes maior que encerramentos durante pandemia

Nossos Municípios

Manter a economia aquecida durante e após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é um dos grandes desafios que o país enfrenta. Entretanto, os dados do sistema Integrador da Prefeitura de Uberlândia apontam que o empreendedorismo característico da cidade pode fazer a diferença nesse cenário. O Integrador, que unifica dados sobre registro e legalização de empresas entre Município, Estado e União, revela que a formalização de novas empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte, foi cinco vezes maior no período: entre 20 de março e 21 de julho, houve 1.496 constituições contra 278 encerramentos.

Entre os microempreendedores individuais (MEIs), o desempenho também foi bastante otimista. Nesse segmento, 4.373 pessoas decidiram empreender – mais que o dobro das 1.644 que deram baixa no registro no mesmo período.

Considerando aberturas e baixas de empresas e MEIs juntos, Uberlândia registrou uma formalização de negócios três vezes maior que o número de fechamentos nos últimos quatros meses. Na cidade, foram 1.922 baixas contra 5.869 constituições, somando-se os dois segmentos.

Apoiar o empreendedorismo é uma das políticas da Prefeitura de Uberlândia para fortalecer a cidade e a população. A mais recente iniciativa é a criação da plataforma “Mais Negócio”, uma página virtual que serve como espaço de divulgação para todos os tipos de negócios, garantindo que comércios e prestadores de serviços possam anunciar e ampliar sua visibilidade. A iniciativa oferece, ainda, serviços de capacitação com foco em marketing digital e cursos profissionalizantes, tudo gratuitamente.(Confira aqui)

A administração municipal também viabiliza, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), o projeto Agente Local de Inovação (ALI), que leva consultoria gratuita para micro e pequenas empresas em busca de ideias e práticas inovadoras. Desde outubro do ano passado, 160 empreendimentos locais foram beneficiados. No segundo ciclo, cujas inscrições estão abertas, outros 180 negócios contarão com orientações profissionais para impulsionarem seus produtos.

Abertura de empresas em Uberlândia nos últimos meses:

Aberturas e baixas de 20 de março a 21 de julho de 2020  
Baixa Constituição
Total: 1.922 Total: 5.869
Empresa: 278MEI’s: 1.644 Empresa: 1.496MEI’s: 4.373

Ascom Uberlândia