Monte Carmelo premia residências sem criadouros do mosquito da dengue

Nossos Municípios

Este ano, dentre as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue e Febre Chikungunya, a Prefeitura de Monte Carmelo está promovendo a campanha “Minha Casa sem Dengue”, que sorteará uma série de prêmios para os moradores dos locais onde não forem encontrados criadouros do Aedes aegypti.

Como 90% dos focos estão dentro das casas e quintais, é de fundamental importância que a população ajude a eliminá-los. O sucesso da campanha depende muito da colaboração de cada um e terá como resultados a diminuição de casos de Dengue e nenhum ou o mínimo possível de doentes com Chukungunya no município.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Para obter os resultados, as equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde irão percorrer todos os bairros em visita a residências, comércios, indústrias, empresas, escolas, igrejas, feiras-livres, entre outros locais. Além disso, também serão distribuídos panfletos, criadas salas de espera para casos suspeitos das doenças em todas as unidades de saúde, promovidas reuniões com a comunidade e realizadas palestras e gincanas nas escolas. Os profissionais de saúde já foram capacitados para o diagnóstico e o tratamento de casos de Chikungunya.

Para concorrer aos prêmios, as residências serão classificadas pelas cores verde, amarelo e vermelho. Aquela que não tiver nenhum criadouro ganhará um cupom verde e já estará concorrendo.  Os locais onde forem encontrados focos serão classificados pelas cores vermelho e amarelo e os moradores receberão as orientações adequadas. Na próxima visita dos agentes, se tudo estiver em ordem, esses moradores também ganharão o cupom verde e poderão participar do sorteio, em agosto, na Praça Governador Valadares (Peixinhos).

A lista de prêmios será divulgada no decorrer da campanha.

Ascom Monte Carmelo