Iluminação pública já está sob responsabilidade das prefeituras

Nossos Municípios

Seguindo uma normativa do Governo Federal, desde 1º de janeiro de 2015, a iluminação pública passa a ser de responsabilidade dos municípios

Já está em vigor, desde o dia 1º de janeiro de 2015, a nova medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca atender à Constituição Federal, que determina que a iluminação pública seja de responsabilidade municipal. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba as prefeituras já se adequaram a mais esta responsabilidade.

Buscando uma maior economia, vários municípios consorciados na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, se reuniram em um novo consórcio, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, que licitou e contratou uma empresa que cuidará de forma terceirizada dos ativos de iluminação pública de 20 municípios.

As cidades que integram o serviço reunidas no consórcio são: Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

A empresa Remo Construtora – Ltda, que ganhou a licitação, e cuidara dos ativos da iluminação pública, mas o processo ainda envolve a montagem e funcionamento de um Call Center, para receber as reclamações, de responsabilidade da empresa Silva e Guedes soluções em TI, que já disponibilizou o número de Serviço Atendimento da Iluminação Pública: 0800 0900 300, ao ligar o consumidor falará com um dos atendentes identificado a cidade e o local, posteriormente o problema. Mas vale ressaltar que a responsabilidade do serviço ainda é compartilhada e com a Cemig.

Para o Secretário Municipal de Obras de Ituiutaba, Luiz Manoel, a adaptação ao novo serviço poderá gerar um pequeno desconforto, mas a população, mais do que nunca, tem que auxiliar a prefeitura na fiscalização informando onde a rede necessita de reparos. “Todo período de transição pode trazer alguns pequenos entraves, contudo estamos cumprindo uma determinação do Governo Federal, e vamos fazer o possível para que o serviço não sofra com essa mudança brusca”, ressaltou Luiz Manoel.

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, que é o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, ressaltou que os esforços em conjunto reduzem o custo para os municípios. “Trabalhamos em prol de nossa cidade, mas também pensando na nossa região, já que somos uma cidade polo e devemos pensar no desenvolvimento de toda nossa região, por isso, integramos o consórcio que, além de economia, nos dará uma melhor prestação de serviço, já que teremos uma empresa estritamente profissional cuidando de nossa iluminação. Só peço que a população tenha um pouco de paciência nesta transição, já que não estamos acatando uma decisão do governo e nos esforçando para continuar levando qualidade no atendimento”, concluiu o prefeito Luiz Pedro.

Ascom Ituiutaba