Araporã: “Canta Natal” coroa trabalho do espaço de música

Nossos Municípios

Através do Projeto Tocando o Futuro, Araporã revela talentos e abre portas para jovens músicos

A Prefeitura de Araporã realizou na noite de sexta-feira, 12, o evento Canta Natal. A apresentação coroou o trabalho e a dedicação dos alunos do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira. A apresentação reuniu centenas de pessoas no Teatro Municipal João Guimarães Rosa que acompanharam emocionadas o desempenho de alunos e professores.

Além das apresentações, a noite reservou espaço para homenagens, dentre elas, do aluno da Apae, Afonso Souza da Silva que se apresentou na bateria, ao lado do professor Marcelo Fernandes Borges.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Para Dinair Marques Soares Mendes, coordenadora do Espaço de Música, o Projeto Tocando o Futuro é hoje um orgulho para a cidade. Além de promover a cultura local, também revela talentos e forma cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

Segundo o prefeito Ronaldo Sandre, no Espaço de Música são desenvolvidos projetos e atividades periódicas para atendimento da demanda em nossa comunidade, inclusive criando oportunidades para descoberta de talentos musicais, principalmente das crianças, adolescentes e jovens com idade entre 05 e 21 anos. “O Espaço tem como propósito desenvolver a educação musical através das aulas teóricas, práticas e canto coral, e seu objetivo é promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. É uma importante feramente de combate à ociosidade dos adolescentes e de situações de risco e vulnerabilidade. Temos muito orgulho desse projeto que revela talentos, cria oportunidade, abre portas e leva o nome da nossa cidade para várias regiões do país. Alunos, professores e toda a equipe envolvida está de parabéns pelo trabalho e pelos resultados”, assinalou o prefeito.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

O Espaço de Música “Ermelindo Ferreira Oliveira” nasceu da parceria firmada entre a Prefeitura de Araporã, através da Secretaria da Ação Social, Habitação e Defesa Civil e a empresa Eletrobras Furnas. Tem por finalidade promover o desenvolvimento educacional, cultural, social às crianças, adolescentes e jovens que nele estão inseridos, complementando a ação da família e da comunidade na interação com o instrumento e a música. Tem como propósito desenvolver a educação musical através das aulas teóricas, práticas e canto coral. Seu objetivo é promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Estão matriculados 180 alunos nas aulas práticas de violão,viola, violino, baixo, guitarra, flauta doce, teclado, acordeon, guitarra, sax alto, sax soprano, sax tenor, bombardão, trombone de pisto, trombone de vara, clarinete, trompete, bateria, cajón e piano, teóricas, musicalização infantil e canto coral.

A equipe é composta pelos professores Cristiano Gonçalves de Faria (coordenador musical e professor dos Instrumentos: teclado, piano, flauta doce e acordeon); Cleber de Carvalho Oliveira (prática de Instrumentos de sopro e aula de Teoria Musical); Eli Ferreira (bateria e cajon); Elias Ferreira (Instrumentos: viola, violão, guitarra e contra baixo); Marcelo Fernandes Borges (instrumentos: violino e violão); Ester Maria Inácio Pereira (Canto Coral); Joilma de Oliveira Silva (violão e Musicalização Infantil).

Ascom Araporã