Araporã elabora estratégias de combate ao Chikungunya

Nossos Municípios

Com o objetivo de impedir a chegada do vírus chikungunya em Araporã, a Prefeitura, através das Secretarias da Saúde e da Educação, Cultura e Esporte vão realizar um grande mutirão de conscientização e limpeza em todos os setores da cidade. A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue transmitida por um mosquito comum em algumas regiões. O vírus já foi identificado no Estado de Minas Gerais. A previsão é de que até o mês de janeiro o vírus tenha se espalhado por outras cidades mineiras e isso preocupa as autoridades em saúde.

No dia 02 de dezembro, as atividades de conscientização da comunidade serão concentradas no Bairro Alvorada. O ponto de concentração será a Estação de Tratamento de Água, às 7h30. Dali, sairá uma passeata com destino ao Centro de Eventos Chico do Pim. No dia 08 de dezembro, as atividades serão desenvolvidas no Bairro Primavera e Centro. A concentração será às 7h30 na Praça da Bíblia. Em passeata, alunos e professores caminharão até a Prefeitura. Nesses dias, alunos, professores e monitoras serão envolvidos em passeatas que vão chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção. Também haverá coleta de lixo e retirada de entulho. A população deve retirar o lixo para coleta dois dias antes. “Somente com a prevenção, mantendo os quintais limpos, os reservatórios d’água tampados e com a adoção de medidas simples é que vamos impedir que o chikungunya entre na nossa cidade”, destacou André Donizete.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

De acordo com o secretário da Saúde, o chikungunya é uma variação potencializada do mosquito da dengue. Toda a comunidade está na linha de risco. Os sintomas são sentidos por quatro meses com dores nas articulações, febre alta e repentina, mialgia, conjuntivite, dor de cabeça, dentre outros. “Por isso é preciso a mobilização de toda a comunidade. Além do período crítico da doença, os sintomas nas pessoas mais debilitadas podem chegar a três anos”, disse André Donizete.

No dia 05 de dezembro, a Prefeitura fará uma mobilização geral da qual participarão todas as secretarias e servidores do município. Um grande mutirão da limpeza que ficará sob o comando da Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais. Os moradores devem retirar o lixo para coleta dois dias antes. Essa mobilização vai envolver toda a comunidade que será convocada para ajudar a eliminar os possíveis focos de criadouros para o mosquito que transmite a doença. Nesse dia, a Prefeitura vai concentrar as atividades em dois pontos diferentes: um na Praça da Bíblia e o outro na Praça Waldomira Neves Ferreira, a partir das 17h. Haverá a troca material descartável por brindes.

Ascom Araporã